Download do Windows 10 e 11 é bloqueado na Rússia, mas ninguém ainda sabe o motivo

Sistema operacional da Microsoft responde com erros diversos, mas nem governo, nem Microsoft assumiram qualquer posicionamento do caso
Rafael Arbulu20/06/2022 14h37
shutterstock_2047248077
Imagem: diy13/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Por alguma razão ainda desconhecida, o Windows 10 e o Windows 11 estão com seus downloads barrados na Rússia. De acordo com vários relatos de cidadãos do país, baixar qualquer uma das versões do sistema operacional da Microsoft resulta em toda a sorte de erros e a operação é finalizada, a não ser que uma rede virtual privada (VPN) seja empregada.

De acordo com a agência de notícias local TASS, o problema começou ao longo do último final de semana, e rapidamente a notícia se espalhou pelas redes sociais. Sites da imprensa especializada internacional rodaram testes e confirmaram a impossibilidade.

Leia também

Download e instalação dos Windows 10 e 11, bem como diversas de suas ferramentas sistêmicas, estão barrados na Rússia. No entanto, nem o governo local, nem a Microsoft assumiram responsabilidade pelo fato
Download e instalação dos Windows 10 e 11, bem como diversas de suas ferramentas sistêmicas, estão barrados na Rússia. No entanto, nem o governo local, nem a Microsoft assumiram responsabilidade pelo fato (Imagem: Bleeping Computer/Reprodução)

Segundo o Bleeping Computer, o assistente de instalação do Windows 10, a ferramenta Media Creation Tool do Windows 10 e o assistente de instalação do Windows 11, quando o download é iniciado, apontam para “Erro 404 – Arquivo ou Diretório não encontrado”. Paralelamente, ao tentar baixar os arquivos de imagem (ISOs) das duas versões do sistema operacional, foi exibida a mensagem “Houve um problema com o seu pedido”.

A ferramenta Media Creation Tool do Windows 11 até pôde ser baixada e instalada, mas sua inicialização rapidamente levou ao erro “0x80072F8F-0x20000”, dizendo que “por alguma razão, essa ferramenta falhou em ser executada em seu computador”.

Até mesmo ferramentas que baixam e instalam, não conseguem rodar, exibindo erros de falha crítica e automaticamente encerrando a operação
Até mesmo ferramentas que baixam e instalam, não conseguem rodar, exibindo erros de falha crítica e automaticamente encerrando a operação (Imagem: Bleeping Computer/Reprodução)

Como dissemos, é possível contornar a situação pelo uso de uma VPN: se cidadãos russos configurarem uma rede privada que aponte seu IP para fora do país, os downloads, instalações e execuções do Windows 10 e do Windows 11 voltam ao normal. O governo russo vem atacando e restringindo o uso dessas ferramentas, mas já afirmou no passado que não pretende processar quem fizer uso delas.

Você pode especular que tudo isso tem a ver com a guerra russo-ucraniana (e provavelmente tem), mas até o momento, nem a Rússia admitiu qualquer razão para barrar o uso do Windows no país, nem tampouco a Microsoft, dona do Windows, trouxe à mesa qualquer motivo para impedir que cidadãos russos usem seus produtos.

Vale lembrar, no entanto, que a Microsoft recentemente anunciou uma redução de suas operações na Rússia: no início de junho, a empresa confirmou que pretende demitir até 400 funcionários no país. E as vendas diretas da empresa por lá foram suspensas em virtude da guerra.

Por ora, entretanto, ninguém teceu nenhum comentário oficial.

Imagem destacada: diy13/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.