Em um relatório divulgado nesta terça-feira (21), a Ericsson estima que as assinaturas globais de 5G ultrapassem 1 bilhão ainda neste ano, principalmente por conta da expansão da rede na China e na América do Norte. Apesar da expectativa otimista, houve uma redução de 100 milhões no cálculo da empresa sueca por conta das consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia e também pelas incertezas na economia mundial. 

Na crista da onda 

Fabricante de equipamentos de telecomunicações, a Ericsson é concorrente direta da chinesa Huawei e da finlandesa Nokia, mas vem liderando o mercado no que diz respeito ao 5G. No entanto, o que tem se expandido cada vez mais é o 4G, que já atingiu 4,9 bilhões de assinaturas. Já as assinaturas do 5G cresceram 70 milhões durante o primeiro trimestre, atingindo a marca de 620 milhões. 

publicidade

Até 2027, a previsão do portal Stockapps.com é que os planos da quinta geração cheguem a quase 4,4 bilhões, tendo como upgrade a Internet das Coisas (IoT), o que inclui os carros conectados, câmeras de vigilância inteligentes e serviços de telemática para frotas.  

Leia mais:

publicidade

Rapidez que atrai  

A grande vantagem da tecnologia 5G é a oferta de velocidades bem mais altas na comparação com o 4G, o que auxilia na conexão de máquinas e outros dispositivos autônomos. Ou seja, trata-se de um grande ganho para a economia no sentido de aumento da produtividade, redução dos custos e otimização do tempo. 

trator autônomo
A expectativa é que a tecnologia 5G impacte em uma revolução na economia global, principalmente na utilização de carros e maquinários autônomos. Imagem: Shutterstock

Segundo o relatório da Ericsson, o 4G deve atingir o pico de usuários ainda em 2022, o que deverá influenciar em futuras migrações para o 5G. 

publicidade

Mas ainda há vários desafios pela frente, como a busca das operadoras por preços mais acessíveis tanto dos planos quantos dos aparelhos, sem falar nos investimentos em antenas.

Além do crescimento na China e nos EUA, a Índia também está com o processo de leilão de ondas de rádio 5G em andamento, o que deve aumentar o número de assinantes até o final deste ano. 

publicidade

“Esperamos cerca de 30 milhões de assinantes 5G na Índia em 2022 e cerca de 50 milhões em 2023”, informou Peter Jonsson, editor executivo do relatório. 

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!