Brasil possui a internet mais cara da América Latina, diz estudo

Por Matheus Barros, editado por Acsa Gomes 24/06/2022 12h14, atualizada em 27/06/2022 15h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo realizado pelo CupomValido.com.br, plataforma de descontos on-line, apontou que o Brasil é o país com a internet mais cara da América Latina. A pesquisa foi realizada com dados da Speedtest e Statistasobr sobre a velocidade e valor da navegação no mundo.

Em questão de velocidade, o Brasil foi apontado como 3° país com a conexão mais rápida da América Latina, atrás apenas do Chile e Uruguai, respectivamente. A velocidade média dos internautas brasileiros é de 90,16 Mbps, enquanto o primeiro colocado registra 197,59 Mpbs.  

Leia também!

A velocidade da internet chilena colocou o país na primeira colocação mundial, não apenas da América Latina. O país com a conexão mais lenta foi o Afeganistão, com uma velocidade de 1,63 Mbps. Cuba (1,91 Mbps), Turcomenistão (2,05 Mbps) e Iêmen (2,63 Mbps) são outros destaques negativos do estudo. 

Lista sobre a velocidade da internet no mundo
Imagem: Reprodução/CupomValido

Em relação aos valores, o estudo criou uma média que leva em consideração o poder de compra de cada país, com isso, foi elaborado um ranking da quantidade de horas de trabalho necessária para se adquirir o plano de internet mais barato de cada nação.

Tabela sobre a internet mais cara do mundo
Imagem: Reprodução/CupomValido

Neste ranking, o Brasil ficou na 78ª colocação entre os 110 países pesquisados. Segundo a pesquisa, no Brasil é necessário trabalhar 411 minutos – ou 6 horas e 51 minutos – para pagar o plano de internet mais barato do país.  

Na América Latina, o país registrou a internet mais cara. Já na escala mundial, essa posição negativa ficou com a Nigéria, os nigerianos precisam trabalhar cerca de 35 horas para adquirir o plano mais barato de conexão.  

Enquanto em Israel, país com a internet mais barata, só é necessário trabalhar cerca de 19 minutos por mês para conseguir um plano básico. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.