NASA vai usar balão gigante para posicionar telescópio acima da Antártida

Missão vai investigar fenômeno que impede o nascimento de estrelas, posicionando objeto a 40 km acima do continente gelado
Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes 30/06/2022 16h11, atualizada em 04/07/2022 15h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como parte de sua próxima missão, a NASA usará um balão gigante – do tamanho de um campo de futebol – para levantar o telescópio ASTHROS a 40 quilômetros (km) acima da Antártida. O objetivo é investigar um estranho fenômeno que “enforca” o processo de formação de algumas estrelas, efetivamente matando-as antes de nascerem.

ASHTROS é a sigla em inglês para “Telescópio Estratosférico de Astrofísica para Observações de Alto Espectro Resolutivo a Ondas Submilimétricas” e foi desenhado para observar a luz em certas frequências bloqueadas pela nossa atmosfera e, consequentemente, são impossíveis de serem vistas por telescópios da nossa superfície.

Leia também

A ideia é usar os imensos espelhos do telescópio para observar regiões de formação estelar e criar mapas em três dimensões da distribuição e movimentos dos gases que preconizam o surgimento de novos astros dentro da Via Láctea. Mais além, o ASHTROS vai comparar essas informações com galáxias mais distantes – e maiores que a nossa – para ver como esses eventos são desencadeados em regiões mais massivas.

De acordo com a NASA, lançamentos com balões custam muito menos dinheiro do que a prática normal de se enviar artefatos ao espaço por meio de foguetes. Fora isso, elas também podem ser aprontadas em menor tempo entre o início do planejamento e a entrega dos veículos de transporte. Há, contudo, limitações de trânsito: balões desse tipo não têm muita resistência e só conseguem chegar à parte mais baixa da atmosfera, o que limita o escopo de missões possíveis para esse tipo de transporte.

Por ano, a NASA afirma lançar de 10 a 15 missões do tipo.

A missão ASHTROS será lançada até dezembro de 2023, saindo da estrutura de produção e lançamento de balões que a NASA mantém na Antártida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.