Diante do aumento dos casos de ataques de cibercriminosos, a Apple acaba de anunciar um novo recurso para bloquear invasões de spyware a usuários em risco: o Lockdown Mode. Ele deve entrar no mercado nos próximos meses, integrando o sistema operacional dos iPhones, iPads e Macs da empresa. A inovação é uma resposta após dispositivos da empresa terem sido invadidos, principalmente pertencentes a ativistas, políticos e jornalistas.  

Briga judicial 

No momento, a fabricante do iPhone está processando a empresa de spyware israelense NSO Group, sob a acusação de que ela foi responsável pelo ataque a 150 países por meio do Pegasus. 

publicidade

O software da empresa pode infectar iPhones e dispositivos Android, permitindo que as operadoras extraiam mensagens, fotos e e-mails, gravem chamadas e ativem secretamente microfones e câmeras.

O NSO Group diz que suas ferramentas são feitas para atingir terroristas e criminosos e insiste que fornece o Pegasus apenas para agências militares, policiais e funcionários de inteligência de países com bons registros de direitos humanos.

publicidade

Leia mais:

Apple no olho do furacão

Quando a extensão da suposta vigilância foi revelada em julho do ano passado, a Apple enfrentou críticas de especialistas em privacidade e segurança por não proteger os usuários.

publicidade

Rapidamente, a empresa lançou uma atualização de software de emergência para todos os dispositivos para corrigir a vulnerabilidade que a Pegasus vinha usando secretamente há anos.

Agora, está lançando o Lockdown Mode como um recurso de segurança mais amplo. Segundo a empresa, o dispositivo poderá proteger os dispositivos de todos os spywares conhecidos atualmente no mercado.

publicidade
iPhone SE com A15 Bionic vai custar a partir de R$ 4.199 no Brasil
Apple anuncia novo dispositivo para proteger usuários contra ataques de hackers e possíveis invasões em busca de furtos de dados. Imagem: Divulgação/Apple

Veja as proteções incluídas no novo modo de segurança

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, estão desativados;
  • Navegação na Web: Certas tecnologias da Web complexas, como compilação JavaScript just-in-time, são desabilitadas, a menos que o usuário exclua um site confiável;
  • Chamadas: os convites recebidos, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o usuário não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador;
  • As conexões com fio com um computador ou acessório são interrompidas quando o iPhone está bloqueado.

Via: BBC

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!