Como descobrir que horas são é uma questão importante para todos. Afinal, precisamos saber o tempo em que estamos para planejar nossas atividades diárias. Existem várias formas de descobrir as horas, e neste artigo vamos apresentar 5 diferentes maneiras de realizar esse procedimento. Esperamos que você encontre a forma mais conveniente para si!

Google

Essa é a forma mais fácil de descobrir as horas atualmente. Apenas abra o Google e digite “que horas são” na barra de pesquisa. Em seguida, você verá a resposta com a hora atual no topo da página de resultados. Lembrando que esse horário é o da sua região, então se você estiver em outro país, precisará fazer ajustes.

publicidade

Google Assistente

Outra maneira de utilizar o Google para descobrir as horas é através do Google Assistente. Para isso, basta dar o comando de voz “Ok Google, que horas são?” e o assistente responderá à pergunta.

Siri

Outra forma de utilizar o iPhone da Apple para descobrir as horas é por meio do comando “Hey Siri, que horas são?”. Esse comando ativará o assistente virtual do iPhone e irá responder à pergunta.

publicidade

Lembrando que o “Hey Siri” só funciona se o assistente estiver ativado nas configurações do iPhone.

Como programar um alerta para determinada hora?

Para programar um alerta para determinada hora com o Google Assistente, basta dar o comando de voz “Ok Google, quero que você me avise (horário)”. Em seguida, o assistente irá confirmar a hora marcada e tocar o alarme no horário programado.

publicidade
Apple Watch Series 7 (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)
Apple Watch Series 7 (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)

Pela Alexa

A maneira de descobrir as horas pelo Alexa é bem parecida com a do Google Assistente. Basta dar o comando de voz “Alexa, que horas são?” e o assistente irá responder à pergunta.

Como programar um alerta para determinada hora?

Para programar um alerta para determinada hora com o Alexa, basta dar o comando de voz “Alexa, quero que você me avise (horário)”. Em seguida, o assistente irá confirmar a hora marcada e tocar o alarme no horário programado.

publicidade

Por aplicativos

Existem vários aplicativos de relógio disponíveis para dispositivos móveis, e todos eles possuem a função de mostrar as horas atuais. Alguns desses aplicativos são o Google Clock, o Samsung Clock e o iPhone Clock.

Google Clock

Para utilizar o Google Clock, basta baixar o aplicativo na Play Store e abri-lo. Em seguida, você verá a hora atual na tela inicial do app.

Além de mostrar as horas, o Google Clock também possui algumas outras funções úteis, como um despertador, um cronômetro e uma função para marcar lembretes.

Samsung Clock

Para utilizar o Samsung Clock, basta baixar o aplicativo na Play Store e abri-lo. Em seguida, toque no ícone de relógio na tela inicial do app e você verá a hora atual.

iPhone Clock

Para utilizar o iPhone Clock, basta baixar o aplicativo na App Store e abri-lo. Em seguida, toque no ícone de relógio na tela inicial do app e você verá a hora atual.

Relógio Digital e Clima

Além de mostrar as horas atuais, o iPhone Clock também possui uma função que mostra o tempo atual e a previsão do clima para os próximos dias.

Relógio falante – TellMeTheTime 

O aplicativo TellMeTheTime é um relógio digital que fala as horas em voz alta. Para utilizar o app, basta baixá-lo na Play Store ou App Store e abri-lo. Em seguida, toque no botão “Ativar voz” e o relógio começará a falar as horas em voz alta.

O TellMeTheTime também possui outras funções, como um despertador, um cronômetro e uma função para marcar lembretes.

Instalação Android – passo a passo

  1. Baixe o aplicativo TellMeTheTime na Play Store;
  2. Abra o aplicativo e toque no botão “Ativar voz”;

Pronto, agora o relógio falará as horas em voz alta.

Instalação iOS – passo a passo

  1. Baixe o aplicativo TellMeTheTime na App Store;
  2. Abra o aplicativo e toque no botão “Ativar voz”;

Pronto, agora o relógio falará as horas em voz alta.

De cabeça

Uma das maneiras de descobrir as horas é fazer o cálculo de cabeça. Para isso, você precisará saber o fuso horário do país e, em seguida, somar ou subtrair a diferença de horas.

Por exemplo, se você estiver no Brasil e quiser descobrir as horas em Nova York, basta somar a diferença de fuso horário (-03:00) às horas atuais. Se forem 13h no Brasil, então serão 16h em Nova York.

Quais países tem mais de um fuso horário?

Alguns países possuem mais de um fuso horário, como o Brasil, os Estados Unidos, a Rússia e a China. Isso acontece porque esses países possuem uma área territorial muito grande e, por isso, fazem parte de mais de um fuso horário.

Por exemplo, o Brasil possui três fusos horários: o Horário de Verão (-02h), o Fuso Horário do Amazonas (-04h) e o Fuso Horário de Brasília (-03h).

Já os Estados Unidos possuem quatro fusos horários: o Eastern Standard Time (-05h), o Central Standard Time (-06h), o Mountain Standard Time (-07h) e o Pacific Standard Time (-08h). A Rússia possui 11 fusos horários e a China possui quatro.

Como saber que horas são
Como saber que horas são. Imagem: Shutterstock

Como descobrir o fuso horário de um país?

Você pode descobrir o fuso horário de um país pesquisando na internet ou consultando um mapa mundi. Por exemplo, se você quiser descobrir o fuso horário da China, basta pesquisar “fuso horário da China” no Google ou consultar um mapa mundi.

Você também pode consultar a lista de fusos horários do mundo no site da Organização Mundial do Turismo.

Brasil

O Brasil segue o Fuso Horário de Brasília, que é UTC -3 (-3h). No entanto, o país possui outros três fusos horários: UTC -2 (-2h), UTC -4 (-4h) e UTC -5 (-5h).

Estados brasileiros e seus fusos horários:

  • Acre – UTC -5
  • Alagoas – UTC -3
  • Amapá – UTC -3
  • Amazonas – UTC -4
  • Bahia – UTC -3
  • Ceará – UTC -3
  • Distrito Federal – UTC -3
  • Espírito Santo – UTC -3
  • Goiás – UTC -3
  • Maranhão – UTC -3
  • Mato Grosso – UTC -4
  • Mato Grosso do Sul – UTC -4
  • Minas Gerais – UTC -3
  • Pará – UTC -3
  • Paraíba – UTC -3
  • Paraná – UTC -3
  • Pernambuco – UTC -3
  • Piauí – UTC -3
  • Rio de Janeiro – UTC -3
  • Rio Grande do Norte – UTC -3
  • Rio Grande do Sul – UTC -3
  • Rondônia – UTC -4
  • Roraima – UTC -4
  • Santa Catarina – UTC -3
  • São Paulo – UTC -3
  • Sergipe – UTC -3
  • Tocantins – UTC -3

Fernando de Noronha, o arquipélago de São Pedro e São Paulo e o atol das Rocas apesar de não serem estados possuem um fuso horário diferente UTC -2 (-2h).

Como saber que horas são
Um relógio. Foto de Stas Knop no Pexels

Portugal

Portugal segue o Fuso Horário de Lisboa, que é UTC +0 (+0h). A diferença de horário entre Portugal e Brasil é de -6h. Isso significa que, se forem 9h00 no Brasil, serão 13h00 em Portugal.

Japão

O Japão segue o Fuso Horário de Tóquio, que é UTC +9 (+09h00). A diferença de horário entre o Japão e o Brasil é de -12h. Isso significa que, se forem 9h00 no Brasil, serão 21h00 no Japão.

China

A China segue o Fuso Horário de Pequim, que é UTC +8 (+08h00). A diferença de horário entre a China e o Brasil é de -11h. Isso significa que, se forem 09h00 no Brasil, serão 20h00 na China.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul segue o Fuso Horário de Seul, que é UTC +09 (+09h00). A diferença de horário entre a Coreia do Sul e o Brasil é de -12h. Isso significa que, se forem 09h00 no Brasil, serão 21h00 na Coreia do Sul.

Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem quatro fusos horários: UTC -5, UTC -6, UTC -7 e UTC -8. A diferença de horário entre os Estados Unidos, portanto, depende da região do país. Quando forem 9h00 no Brasil, em Nova York, na Costa Leste dos EUA, serão 7h00, enquanto em Los Angeles, na Costa Oeste, serão 05h00.

O que é GMT?

GMT é a sigla para “Greenwich Mean Time”, ou seja, o Tempo Médio de Greenwich. No entanto, essa denominação não é mais usada desde 1972, tendo sido substituída pelo Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês).

O que é horário de verão e quais países utilizam?

O horário de verão é um sistema pelo qual os relógios são adiantados em uma hora no período entre o final do inverno e o começo do outono. Esse sistema foi criado para aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia.

Atualmente, o horário de verão é utilizado em mais de 70 países, incluindo o Brasil, os Estados Unidos, a China e a Rússia. No Brasil, o horário de verão era adotado no período entre o final de outubro e o começo de fevereiro até 2019 – desde então, o sistema foi abandonado pelo governo brasileiro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!