A Volkswagen anunciou mais detalhes sobre o aguardado ID Buzz nesta quarta-feira (13), a versão elétrica e repaginada de um dos grandes clássicos da indústria automotiva nacional: a Kombi.

O valor da versão mais básica será na faixa dos R$ 370 mil (£ 57.115 no Reino Unido) com três variações disponíveis: a Life, Style e 1st Edition. Segundo as estimativas da VW, as entregas das primeiras unidades começam em setembro na Europa. 

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
A pintura em dois tons remete ao clássico original apresentado pela marca alemã nos anos 1950. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Por padrão, o modelo vem equipado com cockpit totalmente digital, três portas de carregamento USB-C e compatibilidade com controle por voz. O sistema de entretenimento com tela sensível ao toque é de 10 polegadas no modelo Life.

O painel adotou um visual minimalista, abrigando também um display de instrumentos de 5,3 polegadas acima do volante:

publicidade
O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
Carregamento sem fio para celulares, faróis de LED e para-brisa aquecido também estão presentes no ID Buzz. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Já o modelo topo de linha, o 1st Edition, sai por quase R$ 406 mil (£ 62.995). Entre os diferenciais, estão rodas maiores e um sistema de entretenimento com tela de 12 polegadas.

De início, será oferecida apenas um motor elétrico nas versões iniciais, capaz de gerar 201 cv. Modelos mais potentes de motor duplo e tração nas quatro rodas devem ser adicionados à linha em 2023. 

O ID Buzz possui 4.712 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.938 mm de altura. Além do modelo tradicional de cinco lugares, a Volkswagen planeja introduzir uma variante com sete lugares também no ano que vem.

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
Interior do ID Buzz. Imagem: Volkswagen/Divulgação

A Kombi elétrica também terá a funcionalidade de atualização de software OTA (over-the-air), permitindo que a Volkswagen atualize várias funções do veículo à medida que são desenvolvidas, sem a necessidade de levar o carro até uma autorizada da marca. 

O novo modelo incorpora uma série de sistemas de assistência ao motorista, incluindo alertas de perigo e o Travel Assist, uma função automatizada de mudança de faixa.

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
A capacidade de bagagem é de 1121 litros, estendendo-se para 2205 litros com os bancos traseiros rebatidos. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Uma bateria de 77 kWh virá como padrão para alimentar o motor elétrico montado no eixo traseiro. Por ora, a Volkswagen ainda não forneceu números oficiais de desempenho, o que se sabe é que serão três modos distintos de direção: Eco, Comfort e Sport.

O veículo poderá ser carregada usando eletricidade doméstica (até 22kW em um sistema AC e até 170kW em um sistema DC) e também suporta carregamento bidirecional, permitindo que o proprietário use o carro para alimentar outros eletrônicos. Segundo a Volkswagen, o alcance estimado por carga é de cerca de 400 km.

Uma versão com mais desempenho, a GTX, com motor duplo, tração nas quatro rodas e 295 cv também está nos planos da fabricante.

Produzido em Hanover, Alemanha, o modelo é a adição mais recente à linha 100% elétrica da montadora, a Volkswagen ID. O EV foi mostrado pela primeira vez há cinco anos no Salão Automóvel de Detroit.

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via: Autocar