Stalking é um termo que vem do inglês e significa “caçar” ou “perseguir obsessivamente”. O stalking pode ser definido como a perseguição de uma pessoa por outra, seja fisicamente ou através da internet. Esse comportamento é crime no Brasil e em diversos outros países. Neste artigo, vamos explicar o que é stalking, quais são os tipos de stalking, se ele é crime e como denunciar esse tipo de violência.

O que é stalkear, stalker, stalkeando e stalking?

Stalkear é o ato de perseguir uma pessoa. Já o stalker é a pessoa que faz essa perseguição e, por isso, recebe esse nome. O termo stalkeando significa que está sendo perseguida. E o stalking é o ato de perseguir.

Quais são os tipos de stalker?

Os stalkers podem ser divididos em três grupos principais:

  • Stalkers invejosos: são aqueles que perseguem uma pessoa porque estão incomodados com o sucesso dela ou com a felicidade que a pessoa demonstra. Eles geralmente são ex-namorados ou ex-maridos ciumentos que não aceitam o fim da relação;
  • Stalkers obsessivos: são aqueles que se apaixonam por uma pessoa e não conseguem lidar com o fato de que essa pessoa não os ama. Eles podem ser pessoas conhecidas ou estranhos;
  • Stalkers perigosos: são aqueles que perseguem uma pessoa com o intuito de lhe causar dano físico ou psicológico. Eles podem ser pessoas conhecidas ou estranhos.

Stalking é crime?

Sim. O stalking é crime no Brasil e em muitos outros países. No Brasil, o stalking é previsto pela Lei 14.132, de 2021. A pena para quem comete esse crime pode variar de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa.

publicidade
Stalker
O ato de stalkear (perseguir) uma pessoa é crime no Brasil de acordo com lei de 2021. Imagem: iStock

Como denunciar?

Se você estiver sendo vítima de stalking, denuncie o agressor à polícia. Você pode fazer isso online, através do site da Polícia Civil (PC), ou na delegacia mais próxima de sua casa.

Lembre-se: a denúncia deve ser feita o mais rápido possível, para que a polícia possa iniciar as investigações e, assim, punir o agressor.

O stalking é um crime grave e deve ser denunciado às autoridades competentes. Se você está sendo vítima de stalking, denuncie o agressor e siga as nossas dicas para se proteger. Lembre-se: a sua vida é mais importante do que qualquer coisa!

Dicas para se proteger de stalking

  • Não divulgue sua rotina nas redes sociais;
  • Não dê informações pessoais às pessoas que você não conhece;
  • Se possível, mude de número de telefone e bloqueie o número antigo;
  • Não aceite amizades ou seguidas de pessoas que você não conhece nas redes sociais;
  • Verifique as configurações de privacidade das suas redes sociais e aumente o nível de proteção;
  • Não aceite convites para sair ou encontros de pessoas que você não conhece;
  • Guarde todas as evidências que tiver (mensagens, e-mails, fotos, vídeos);
  • Denuncie o agressor à polícia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!