Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra as buscas mais populares na internet. Você pode usá-lo para descobrir qual é o assunto mais pesquisado no momento, ver como a procura por um termo variou ao longo dos anos e comparar vários assuntos diferentes. Neste artigo, explicamos o que é Google Trends e ensinamos você a usar essa ferramenta que pode ser bastante útil para quem trabalha com conteúdo online.

Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra as buscas mais populares na internet. Você pode usá-lo para descobrir qual é o assunto mais procurado no momento, ver como a busca por um termo variou ao longo dos anos e comparar vários termos.

publicidade

O Google Trends é uma ótima ferramenta para quem quer estar por dentro das tendências da internet. Você pode usá-lo para:

  • Descobrir qual é o assunto mais procurado no momento;
  • Ver como a busca por um termo variou ao longo dos anos;
  • Comparar vários termos;
  • Encontrar ideias para novos conteúdos.
Google Trends
Google Trends é a ferramenta do Google para descobrir quais são as buscas mais populares do momento. Imagem: Jarretera/Shutterstock.com

Como usar o Google Trends

Pesquisar por termo

Para pesquisar por um termo, basta digitar o que você está procurando na barra de pesquisa do Google Trends. Por exemplo, se quiser saber qual é o animal mais buscado no Google, basta digitar “animal” e clicar em Pesquisar.

Você também pode pesquisar por vários termos ao mesmo tempo. Para isso, basta separar os termos por vírgula. O Google Trends irá mostrar um gráfico comparativo com as buscas por cada um dos termos.

Alterar o período de tempo

O Google Trends mostra os resultados das buscas nos últimos 12 meses, mas você pode alterar esse período para ver como a busca por um termo variou ao longo do tempo. Para alterar o período de tempo, basta clicar em Alterar período no menu à esquerda e selecionar o período que deseja visualizar.

Alterar o local

O Google Trends também permite que você altere o local para ver como as buscas variam de acordo com a região. Para mudar isso, basta clicar em Alterar local no menu à esquerda e selecionar o país que deseja visualizar.

Comparar termos

O Google Trends também permite que você compare vários termos para ver qual é mais popular. Para isso, basta clicar em Comparar no menu à esquerda e digitar os termos que deseja comparar. O Google Trends mostrará um gráfico comparativo com as buscas por cada um dos termos.

Encontrar ideias para novos conteúdos

O Google Trends também pode ser usado para encontrar ideias para novos conteúdos. Para isso, basta clicar em Explorar no menu à esquerda e selecionar uma das opções:

  • Os assuntos do momento: mostra os tópicos mais populares do Google;
  • Os assuntos em alta: mostra os tópicos que estão tendo um aumento nas buscas;
  • As categorias: mostra as principais categorias de busca.

Pesquisar por imagem

O Google Trends também permite que você pesquise por imagens. Para isso, basta clicar em Explorar e alterar para “Busca por imagens” ao invés de “Busca na web”.

Google Trends
Google Trends é a ferramenta do Google para descobrir quais são as buscas mais populares do momento. Imagem: sdx15/Shutterstock.com

Pesquisar por vídeos no Youtube

O Google Trends também permite que você pesquise pelos termos mais buscados no YouTube. Para pesquisar, basta clicar em Explorar e alterar para “Busca no YouTube” ao invés de “Busca na web”.

Pesquisas em alta

As pesquisas em alta mostram os tópicos que estão tendo um aumento nas buscas. Para visualizar as pesquisas em alta, basta clicar em “Pesquisas em alta” no menu à esquerda. Após carregar a página você pode selecionar entre pesquisas diárias e em tempo real.

  • Pesquisas diárias: mostra as pesquisas em alta do dia;
  • Pesquisas em tempo real: mostra as pesquisas em alta no momento separadas por categorias.

Pesquisas do ano

As pesquisas do ano mostram os tópicos que foram mais populares ao longo do ano. Para visualizar as pesquisas do ano, basta clicar em “Pesquisas do Ano” no menu à esquerda.

Inscrições em alertas

O Google Trends também permite que você se inscreva em alertas para receber notificações quando houver um aumento nas buscas por um termo. Para se inscrever em um alerta, basta clicar no botão “Inscreva-se” na página do Google Trends.

Você também pode configurar o recebimento de notificações por e-mail, RSS ou celular. Para isso, basta clicar em “Configurar alertas” no menu à esquerda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!