A Intel estaria preparando um aumento no preço dos seus componentes em uma medida que pode encarecer computadores pelo mundo inteiro. De acordo com o jornal japonês Nikkei, a gigante dos semicondutores já estaria avisando clientes de que seus processadores e outros chips podem sofrer reajuste de 10% a 20% até o fim do ano.

Com preços de componentes como processadores mais altos, a tendência é que as fabricantes de PCs e notebooks repassem a diferença para o consumidor, aumentando assim o preço final dos dispositivos.

Há alguns meses, na divulgação de resultados financeiros para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2022, a empresa já tinha dado a entender que um reajuste de preços estava a caminho. “A Intel indica que vai aumentar preços em certos segmentos dos seus negócios devido a pressões inflacionárias. A empresa começou a alertar consumidores dessas mudanças”, disse a empresa ao jornal Nikkei.

O possível aumento nos preços de componentes é explicado por diversos fatores. Para começar, a pandemia do coronavírus fez com que a busca por computadores aumentasse consideravelmente a partir de 2020. No entanto, dois anos depois, essa bolha estourou, e fabricantes como Acer e Asus enfrentaram queda nas vendas de dispositivos, diminuindo assim a procura dessas empresas por componentes.

publicidade

A Intel não é a única fabricante de chips que tem a intenção de aumentar preços de componentes: a rival TSMC também confirmou que seus processadores devem sofrer reajuste “de um dígito” a partir do ano que vem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!