Satélite escapa da destruição após quase colidir com lixo no espaço

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 18/07/2022 17h14, atualizada em 20/07/2022 15h07
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um satélite europeu, que monitora o campo magnético da Terra, escapou de uma morte prematura na atmosfera terrestre. O equipamento quase foi atingido por um pedaço de lixo espacial.

Uma manobra que pretendia movimentar o satélite em 45 quilômetros durante um período de 10 semanas teve de ser suspensa após um detrito espacial disparar o alarme de controle da missão.

Saiba mais:

De acordo com uma declaração da Agência Espacial Europeia (ESA), o incidente aconteceu no dia 30 de junho e exigiu que a equipe de controle fizesse uma manobra de evasão imediata para se esquivar do objeto em rota de colisão.

Especialistas preveem que estas mesmas alterações da densidade do ar levarão a um aumento temporário da quantidade de lixo espacial na órbita baixa da Terra. Cabe destacar que, ao contrário dos satélites, que são controlados, os fragmentos estão completamente fora de controle.

A ESA destacou que o incidente exemplifica a situação precária da órbita terrestre, com o acúmulo de lixo espacial, fato que está se agravando com o passar dos anos, com a presença de centenas de milhares de fragmentos suficientemente grandes para matar um satélite, por exemplo.

Enquanto a densidade da atmosfera superior aumenta, os satélites precisam passar pelo gás espesso como se estivessem voando contra o vento. Os operadores de satélites precisam, portanto, utilizar a propulsão a bordo para evitar que as estruturas voltem a descer em espiral para a Terra.

A ESA disse que a equipe do satélite conseguiu completar a manobra de subida da órbita, sem esbarrar em nenhum detrito, o que permitirá que a nave espacial funcione em segurança num futuro próximo.

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.