Fotografias das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), tiradas a 400 km de altitude, foram divulgadas neste domingo (17) no Twitter da Estação Espacial Internacional (ISS).

Nas imagens registradas em 4 de julho, nota-se o tamanho da mancha urbana de cada cidade, observada a partir do céu noturno.

Leia mais:

Na fotografia da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a segunda cidade mais populosa do Brasil, destaca-se a ponte Rio-Niterói e as luzes dos barcos que circundam a cidade e podem ser vistos ao longo de toda a Baía de Guanabara, conforme evidencia o registro abaixo.

publicidade
City lights of Rio De Janeiro, Brazil
Reprodução: Nasa

Em São Paulo (SP), cidade mais populosa do Brasil, a maior diferença está na luminosidade das ruas da Capital paulista em comparação com as ruas da cidade de Guarulhos, que fica na zona norte. Veja a imagem a seguir:

City lights of São Paulo, Brazil
Reprodução: Nasa

Na fotografia abaixo, tirada de Curitiba (PR), o degradê de luzes que parte do centro, local onde elas brilham mais forte, até as zonas periféricas da cidade, onde diminuem a luminosidade, chama a atenção.

City lights of Curitiba, Brazil
Reprodução: Nasa

Não é a primeira vez que o Brasil aparece em um clique fotográfico da ISS: em 24 de julho de 2016, quase na estreia dos Jogos Olímpicos daquele ano, a astronauta Kate Rubins, da NASA, capturou a cidade do Rio de Janeiro, na região sudeste do país. Na legenda da imagem publicada no Flickr, ela dizia estar empolgada pelo início das competições esportivas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!