Google Takeout é um recurso do Google que permite exportar dados de vários serviços do Google, como contatos, e-mails, calendários e fotos. É possível usar a ferramenta para recuperar fotos antigas armazenadas no Google Fotos. Neste tutorial, explicamos o que é o Google Takeout, como usar e como recuperar fotos antigas.

O que é e para que serve Google Takeout?

É um recurso do Google que permite exportar seus dados de vários serviços do Google, como o Gmail, Google Fotos, Google Drive e muito mais. Ele cria uma pasta compactada com todos os seus dados para que você possa fazer o download e mantê-los em segurança.

Além de ser uma forma de você baixar um backup dos seus dados, o Google Takeout também é útil para migrar seus dados para outros serviços. Por exemplo, se você estiver mudando para um novo e-mail, poderá usar o Google Takeout para exportar seus e-mails do Gmail e importá-los para o seu novo provedor de e-mail.

Como usar Google Takeout?

Usar o Google Takeout é bastante simples. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Google Takeout e selecionar os serviços que deseja exportar.

publicidade

Você pode escolher exportar todos os seus dados ou selecionar apenas alguns dos serviços. Depois de selecionar os serviços, você pode escolher como deseja receber seus dados. Você pode optar por receber um arquivo compactado por e-mail ou fazer o download de um arquivo para o seu computador.

Uma vez que você tenha selecionado os serviços e o formato, você pode escolher a frequência com que deseja exportar seus dados. Você pode optar por exportar seus dados uma vez, diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Logotipo do Google exibido através de uma lupa. O Google é o motor de buscas mais popular do mercado.
Aprenda a resgatar seus dados do Google via Takeout. Imagem: Proxima Studio/Shutterstock

Como recuperar fotos antigas com Google Takeout?

Como ver as fotos antigas do Google Fotos?

Para ver suas fotos antigas, você precisará seguir os passos abaixo:

Tempo necessário: 3 minutos.

  1. Acesse o site do Google Takeout;

  2. Selecione “Google Fotos”;

  3. Clique em “Próxima etapa”;

  4. Escolha a frequência que deseja exportar as fotos, o tipo e tamanho do arquivo. Quando terminar, toque em “Criar exportação”;

    O processo de exportação pode demorar horas ou dias para ser concluído. Quando o Google Takeout terminar, você receberá um e-mail para fazer o download.

  5. Abra seu e-mail e faça o download do arquivo;

  6. Descompacte o arquivo usando um programa como o WinRAR ou WinZip;

  7. Abra a pasta “Google Fotos” e veja suas fotos.

Pronto! Agora você sabe como recuperar suas fotos antigas usando o Google Takeout.

Como faço para resgatar as fotos do Orkut?

Não é mais possível resgatar dados do Orkut, mas você pode verificar se tem algum pedido anterior com os dados do Orkut seguindo os passos abaixo:

  1. Faça login na sua conta Google;
  2. Clique em “Criar novo pedido”;
  3. Selecione “Mostrar pedidos anteriores”;
  4. Procure pelo Orkut;
  5. Caso encontre, você poderá fazer o download dos seus dados.

Dica: Para garantir que você sempre tenha um backup recente dos seus dados, recomendamos que você configure o Google Takeout para exportar seus dados pelo menos uma vez por mês.