Um novo estudo revelou que dietas ricas em açúcar e gordura aumentam o risco de desenvolvimento de depressão, ansiedade e Alzheimer. A ligação entre a alimentação e as doenças pôde ser comprovada a partir de testes com ratos, que foram alimentados por 30 semanas com refeições desequilibradas. 

De acordo com a equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália, o intuito do estudo não era fazer com que as pessoas mudassem seus hábitos alimentares, mas entender a relação entre comida e doenças. No entanto, os dados obtidos acenderam um alerta não apenas para os cuidados com o consumo exacerbado de alimentos processados, mas também reforçou que uma condição pode “abrir caminho” para outras. 

publicidade
dieta saudável
Dieta rica em açúcar e gordura aumenta risco de depressão, ansiedade e Alzheimer. Imagem: Shutterstock/Julia Sudnitskaya

“É bem conhecido que a obesidade crônica e a diabetes mellitus tipo 2 são frequentemente associados à doença de Alzheimer, juntamente com muitas outras comorbidades, incluindo doenças cardiovasculares e disfunção renal”, escreveu o grupo em seu artigo, que foi publicado na Metabolic Brain Disease e divulgado pelo Science Alert

“Além disso, a obesidade e a diabetes tipo 2 estão cada vez mais ligados à função prejudicada do sistema nervoso central, exacerbando distúrbios psiquiátricos e cognitivos, incluindo distúrbios de humor, declínio cognitivo e demências.” 

publicidade

Leia mais! 

Os camundongos testados foram divididos em dois grupos, um com mutação na proteína tau humana (os pR5) e outro com os considerados selvagens (ou de controle/sem mutações). Segundo os resultados, os ratos de controle alimentados com uma dieta rica em gordura engordaram e tiveram um risco aumentado de exibir comportamentos semelhantes à ansiedade, além de demostrarem níveis elevados de tau no cérebro – a tau é a proteína que, quando desregulada ou com defeito, se torna um biomarcador da doença de Alzheimer. 

publicidade

Nos ratos com a mutação humana as consequências foram ainda piores. Eles mostraram ser mais vulneráveis à obesidade, desenvolveram intolerância à glicose e resistência à insulina, tiveram maior grau de depressão e comportamentos semelhantes à ansiedade e seus cérebros mostraram mais tau com alto risco de Alzheimer. 

Alzheimer. Imagem: Shutter-e-Atthapon
Dieta rica em açúcar e gordura aumenta risco de depressão, ansiedade e Alzheimer. Imagem: shutterstock

“Os resultados mostram que uma dieta rica em gordura facilita o desenvolvimento de resistência periférica à insulina e aumenta as mudanças de comportamento cognitivo e patologia tau em camundongos transgênicos pR5”, explicaram os pesquisadores. 

publicidade

“Nossas descobertas sublinham a importância de abordar a epidemia global de obesidade. Uma combinação de obesidade, idade e diabetes é muito provável que leve a um declínio nas habilidades cognitivas, doença de Alzheimer e outros distúrbios de saúde mental”, alertou e concluiu a neurocientista e integrante da equipe Larisa Bobrovskaya. 

Detalhes do estudo podem ser acessados por aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!