A Baidu apresentou nesta quinta-feira (21) o Apollo RT6, o seu veículo totalmente autônomo. A novidade foi revelada na conferência de tecnologia ‘Baidu World 2022’. Um dos detalhes que chamou a atenção no EV foi o seu volante removível.

Segundo a empresa, o carro chega ao mercado em 2023 para se juntar à sua frota de táxis autônomos na China, a Apollo Go. O serviço já oferece passeios autônomos há dois anos no país usando veículos adaptados com tecnologia da Baidu.

Vídeo relacionado

O Apollo RT6, no entanto, é o primeiro modelo construído do zero pela empresa chinesa — que firmou uma parceria em 2021 com a Geely para fabricar veículos elétricos.

Novo Apollo RT6. Imagem: Baidu/Divulgação

A Baidu compartilhou mais detalhes do lançamento por meio de um comunicado oficial. A empresa diz que conseguiu reduzir custos na produção do RT6 para cerca de US$ 37 mil por unidade, o que deve posicionar o veículo como uma opção menos cara no mercado.

publicidade

“Essa redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de VAs (veículos autônomos) em toda a China”, disse o cofundador e CEO do Baidu, Robin Li.

O volante removível, segundo a Baidu, permite oferecer mais espaço na cabine interna aos passageiros. Imagem: Baidu/Divulgação

A sua capacidade de condução autônoma de última geração (L4) tem alto poder de computação e arquitetura com diversos sensores integrada ao teto panorâmico de vidro, o que permite lidar com ambientes urbanos mais complexos. São 8 sensores LiDAR, um radar de ondas, 12 radares ultrassônicos e 12 câmeras. Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento do Apollo RT6:

publicidade

Segundo a empresa, o objetivo é implantar uma frota experimental do modelo na sua rede de táxis Apollo Go no segundo semestre do ano que vem.

Desde o lançamento em 2020, a Apollo Go forneceu mais de um milhão de passeios em 10 cidades chinesas, destaca a empresa. A Baidu planeja expandir seu serviço de transporte para 65 cidades até 2025 e 100 cidades em 2030.

publicidade

Veja também:

Via: Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!