Você já ouviu falar do método Pomodoro? Trata-se de uma técnica simples, mas poderosa, para melhorar a produtividade no trabalho. Neste artigo, explicamos o que é, como usá-lo e as formas de medir o tempo de acordo com essa técnica.

O que é o método Pomodoro?

O método foi desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ele usou um pomodoro, ou seja, um relógio de cozinha italiano em forma de tomate, para medir os intervalos de trabalho e descanso.

A técnica é baseada em pausas regulares para aumentar a produtividade e evitar o cansaço. O tempo de trabalho seria um dividido em períodos de 25 minutos, seguidos por pausas de cinco minutos. Uma pausa de 15 minutos pode ser tomada a cada quatro pomodoros.

Como usar o método Pomodoro?

Para usar o método, você precisa:

publicidade
  1. Escolher uma tarefa a ser realizada;
  2. Definir um objetivo para a tarefa;
  3. Configurar um timer de 25 minutos;
  4. Trabalhar até o tempo acabar;
  5. Anotar a tarefa na lista de tarefas pomodoro;
  6. Tomar uma pausa de cinco minutos;
  7. Repetir as etapas até completar a tarefa.

As formas de medir o tempo de acordo com o método Pomodoro são:

  • Pomodoro: é o tempo de trabalho de 25 minutos.
  • Pausa: uma pausa pode ser de cinco ou 15 minutos, dependendo de quanto você já trabalhou.
  • Sessão: uma sessão pode ser de quatro a seis pomodoros, dependendo da tarefa que você está realizando.
  • Intervalo: um intervalo pode ser de 20 a 30 minutos, após uma sessão de trabalho.

Você pode usar a técnica Pomodoro para qualquer tarefa, desde estudos para provas até para a limpeza da casa. Se estiver trabalhando em um projeto de longo prazo, pode usar a técnica para dividir o trabalho em tarefas menores e mais gerenciáveis.

Método Pomodoro
Método Pomodoro ajuda a melhorar a produtividade no trabalho. Foto: AlessandroZocc/iStock

Quais os melhores timers Pomodoro?

Pomofocus

O site Pomofocus permite acompanhar sua produtividade e foco com a técnica pomodoro. A ideia é ajudar em qualquer tarefa em mãos, como estudar ou codificar, incentivando os usuários a se concentrarem em uma coisa específica por 25 minutos antes de fazer uma pausa para que não se distraiam do que precisa ser feito em seguida.

TomatoTimer

O TomatoTimer.com é um site gratuito que pode ser usado para ajudar a melhorar sua produtividade e foco com o método pomodoro. A ideia é simples: você começa com um timer de 25 minutos e, quando terminar, pode fazer uma pausa de cinco minutos para descansar.

Site:

Otto – Pomodoro timer and website blocker

O Otto é uma extensão do Chrome que pode ser usado para bloquear redes sociais como o Facebook e o Twitter para que você possa se concentrar em suas tarefas. O Otto também pode ser usado para acompanhar sua produtividade e foco com o método pomodoro.

Imagem de topo: GideoniJunior/iStock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!