A Honda apresentou nesta quinta-feira (21) o novo Civic Type R 2023, possivelmente o último hatchback esportivo de combustão pura desenvolvido pela montadora japonesa. A boa notícia para os fãs do modelo é que, pela primeira vez, o hatch japonês — segundo a empresa, o mais potente da história da linha — será importado oficialmente para o Brasil no ano que vem. 

Mantendo a tração na dianteira, o Civic Type R 2023 traz sob o capô um motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros, que, segundo a fabricante, é uma evolução da unidade que alimenta a geração anterior do veículo.

Entre as novidades, há um novo turbocompressor para otimizar o fluxo de ar e entregar mais potência. Apesar de a Honda não ter divulgado números oficiais, é esperado algo muito superior ao modelo anterior, com 316 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 270 km/h.

Novo Honda Civic Type R é revelado
Civic Type R 2023. Imagem: Honda/Divulgação

A potência, ainda não revelada, chegará às rodas dianteiras por meio de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. As informações sobre a suspensão ainda permanecem em sigilo.

publicidade

Vale ressaltar que o novo Type R provou ter ritmo forte nas pistas, estabelecendo recentemente um novo recorde de volta mais rápida entre os carros de tração dianteira no circuito de Suzuka, percorrendo a pista quase nove décimos de segundo mais rápido que o recordista anterior (também um Civic Type R Limited Edition).

Novo Honda Civic Type R é revelado
O conjunto de rodas é de 19 polegadas, com pneus Michelin Pilot Sport 4S e um sistema de freio reforçado da Brembo. Imagem: Honda/Divulgação

Baseado na 11ª geração do Civic, que apresenta um design exterior mais limpo, o visual do Civic Type R é menos agressivo, embora ainda haja detalhes esportivos por toda a carroceria. Talvez o principal seja a asa traseira apoiada em suportes de alumínio. 

Na traseira, há um novo difusor integrado ao piso do carro com um sistema de exaustão de saída tripla.  Imagem: Honda/Divulgação

No interior, temos a mesma cabine minimalista do Civic padrão, só que aprimorada com alguns elementos exclusivos, como os bancos esportivos revestidos em camurça vermelha, uma marca registrada da linha.

Como de costume, os motoristas poderão ajustar algumas características de direção, amortecedores e até o som do motor alternado entre os modos: Comfort, Sport, +R e Individual. Imagem: Honda/Divulgação

O Civic Type R estará disponível em Championship White (branco), Rallye Red (vermelho), Racing Blue (azul), Crystal Black (preto) e Sonic Grey Pearls (cinza). 

O modelo chega a Europa também no início de 2023. Ainda que o preço para o mercado europeu não tenha sido divulgado, é esperado algo em torno de 47 mil euros, acima dos R$ 260 mil na cotação atual. Mais novidades sobre o veículo serão divulgadas pela Honda em setembro.

Veja também:

Via: Auto Express

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!