A tela do computador fica preta quando estamos usando e, de repente, ela some. Não aparece mais nada na tela. Essa é uma situação que preocupa bastante a maioria dos usuários, afinal, o PC parou de funcionar sem motivo aparente. Neste artigo, vamos explicar as causas da tela preta em PC com Windows e os problemas que podem estar por trás disso. Além disso, daremos algumas soluções para resolver esse erro.

Causas da tela preta no PC

A tela preta no PC pode ser causada por diversos problemas. Veja a seguir algumas das principais causas:

publicidade
  • Problemas de hardware: um dos principais motivos para a tela do PC ficar preta é um problema de hardware. Pode ser que o seu computador esteja com algum componente defeituoso, como a placa de vídeo, o processador ou a memória RAM.
  • Problemas de software: também é possível que o problema da tela preta no PC seja causado por um problema de software. Pode ser que o seu sistema operacional esteja com algum erro ou que você tenha instalado um programa que não é compatível com o seu computador.
  • Overclock: outra possível causa da tela preta no PC é o overclock. Se você estiver usando um processador ou uma placa de vídeo com overclock, pode ser que a tela do seu computador fique preta porque o sistema não está conseguindo suportar o aumento de clock.
  • Drivers: também é importante verificar se os drivers do seu computador estão atualizados. Se você não tiver os drivers mais recentes, pode ser que o sistema operacional não funcione corretamente e a tela do seu PC fique preta.

Além das causas que já citamos acima, também é importante verificar se os seguintes problemas não estão causando a tela preta no seu PC:

  • Falta de energia: um dos principais problemas que podem causar a tela preta no PC é a falta de energia. Se o seu computador estiver sem bateria ou com a bateria baixa, a tela poderá ficar preta.
  • Sobrecarga de energia: outro problema que pode causar a tela preta no PC é a sobrecarga de energia. Se o seu computador estiver conectado à tomada e houver uma queda de energia, a tela também poderá ficar preta.
  • Sistema operacional corrompido: se o seu sistema operacional foi corrompido por um vírus ou por um erro, também poderá causar a tela preta no PC.
Tela PC Preta
Tela preta no PC é um dos erros que podem ocorrer na máquina. Imagem: fizkes/iStock

Tela preta antes do login

Se a tela do seu PC fica preta antes de você conseguir fazer o login, pode ser que o problema seja algum da lista abaixo:

1 – Otimize seus aplicativos de inicialização

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é otimizar os seus aplicativos de inicialização. Isso irá diminuir o tempo que o seu PC leva para inicializar e também pode resolver o problema da tela preta.

Para otimizar os seus aplicativos de inicialização, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Gerenciador de Tarefas clicando no botão Iniciar e digitando “gerenciador de tarefas” na caixa de pesquisa.
  2. Clique na aba “Inicialização” e desative todos os aplicativos que você não precisa que sejam iniciados automaticamente.

Isso irá otimizar o tempo de inicialização do seu PC e também pode resolver o problema da tela preta.

2 – Verificar cabos e conexões

Outra coisa que você pode fazer é verificar se todos os cabos e conexões do seu computador estão funcionando corretamente. Se houver um problema com alguma conexão, isso também poderá causar a tela preta.

Siga os passos abaixo e veja se o problema desaparece:

  • Remova e reconecte os cabos de vídeo;
  • Substitua os cabos de vídeos;
  • Teste outro monitor;

3 – Redefinir BIOS para as configurações padrão

Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, outra coisa que você pode tentar é redefinir o BIOS para as configurações padrão. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no BIOS do seu computador;
  2. Procure a opção “Redefinir para as configurações padrão”;
  3. Selecione a opção e confirme;
  4. Reinicie o seu PC.

4 – Reparar o Windows

  1. Desligue e ligue o computador até aparecer a tela de reparo do Windows, após isso selecione a opção “Restauração do Sistema”.
  2. Selecione o ponto de restauração mais recente e siga as instruções na tela.

Isso irá reparar o Windows e também pode resolver o problema da tela preta.

Tela preta depois do login

Se a tela do seu PC fica preta depois de você fazer o login, pode ser que o problema esteja relacionado a algum dos itens abaixo:

1 – Verifique se os drivers estão atualizados

Como já dissemos, um dos motivos para a tela preta no PC pode ser a falta de atualização dos drivers. Portanto, verifique se os drivers do seu computador estão atualizados e, caso contrário, atualize-os.

2 – Configurações de tela

Outra coisa que você pode fazer é verificar as configurações de tela do seu computador. Abra o painel de controle e, em seguida, clique em “Opções de energia”.

Na janela que aparecer, selecione a opção “Alterar configurações de tela atual” e, em seguida, altere as configurações para as recomendadas pelo fabricante do seu computador.

Na maioria dos casos, as tela preta no PC é um problema de hardware. Pode ser que o seu computador esteja com algum componente defeituoso, como a placa de vídeo, o processador ou a memória RAM. Se você tiver um componente defeituoso, o melhor a fazer é substituí-lo.

Você também pode tentar reinstalar o sistema operacional do seu computador. Se você não tiver um backup dos seus arquivos, será necessário fazer um backup antes de reinstalar o sistema operacional.

Por último, se nenhuma das soluções acima funcionar, o problema pode estar no seu monitor. Se o seu monitor tiver um problema, você poderá precisar substituí-lo.

Tela preta depois da inicialização 

Se a tela do seu PC fica preta depois da inicialização, pode ser que o problema esteja relacionado a uma das causas abaixo:

  • Drivers defeituosos ou desatualizados;
  • Problemas com a tela;
  • Falta de energia.

Para resolver o problema, basta seguir as etapas abaixo:

  • Atualize os drivers do seu computador;
  • Verifique as configurações de tela;
  • Reinicie o seu PC.

Se você tiver um notebook, também pode tentar as seguintes soluções:

  • Conecte o notebook à fonte de energia;
  • Remova a bateria e reinicie o notebook.

Imagem de destaque: Imagem: rootstocks/iStock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!