Só quem já lesionou o joelho sabe a dor e a paciência que é necessária no processo de recuperação, principalmente devido a insegurança que um trauma na região pode trazer, já que dependemos da articulação (considerada uma das maiores) para movimentos simples como levantar, caminhar e agachar. 

“Essas lesões podem ser causadas por movimentos inadequados, quedas, pancadas, doenças autoimunes ou obesidade. É muito importante consultar um especialista assim que sentir algum sintoma, porque uma dor ignorada pode se transformar em algo maior e incapacitante”, comenta Raquel Silvério, fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata, de Guarulhos. 

osteoporose
Quais são as cinco lesões mais comuns no joelho? Imagem: shutterstock/9nong

Listamos abaixo, com a ajuda da especialista, as cinco lesões mais comuns no joelho, que podem ocorrer desde movimentações simples em atividades físicas até situações mais graves, originárias de acidentes ou quedas. Confira! 

Quais as cinco lesões mais comuns no joelho?

  1. – De acordo com Silvério, o Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior) é a mais comum entre o top cinco das lesões. “Quando o LCA é rompido, existe uma grande chance de que uma cirurgia seja necessária, dependendo do rompimento e do nível de atividade da pessoa. Essa lesão pode ser causada por uma mudança rápida de direção, parada repentina de um movimento ou alguma pancada. Referente ao tratamento, o mais indicado é um programa fisioterapêutico para ajudar na retomada de força e movimento, tanto no tratamento conservador quanto no tratamento pós cirúrgico.” 
  1. Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior): “Esse tipo de trauma está mais associado a fatores maiores, como acidentes de trânsito, mas também pode acontecer durante práticas esportivas de maior contato. Em fases mais avançadas, essa lesão pode causar dor e derrame no joelho. O tratamento dessa lesão pode ser cirúrgico ou conservador, podendo ser realizado por fisioterapia e fortalecimento muscular.” 

Leia mais!

publicidade
  1. Luxação patelar: “A patela é o osso que está localizado na frente do joelho e a lesão pode ocorrer diretamente por uma pancada ou indiretamente por uma entorse no joelho, e até mesmo por uma condição anatômica do paciente. O tratamento da luxação começa pela recolocação do osso no lugar e imobilização temporária juntamente com a fisioterapia.” 
  2. Artrose: “É completamente normal que as cartilagens dos joelhos tenham um desgaste com o passar do tempo, já que suportam um grande peso. Na maioria dos casos o paciente apresenta essa complicação no joelho, mas sem a presença de dores associadas. A artrose não tem cura, mas os tratamentos colaboram na redução da dor e manutenção do movimento. O tratamento vai desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos.” 
  1. Tendinite Patelar: “É uma lesão do tendão patelar que, na maioria dos casos, está envolvida a atividades esportivas que precisam de saltos e desacelerações bruscas, como o atletismo e o futebol, por exemplo. Normalmente, a lesão afeta o mecanismo extensor do joelho comprometendo, além do tendão, a parte muscular.” 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!