Diversos apps da Play Store contém malware de variadas ameaças, e foram instalados cerca de 10 milhões de vezes em smartphones, segundo um relatório técnico divulgado pela empresa de segurança Dr. Web.

De acordo com o documento, os apps com malware estão disfarçados de editores de imagem, packs de papéis de parede, otimizadores de sistema e teclados virtuais, prometendo diversas utilidades aos seus usuários quando, na verdade, executam comandos que permitem a seus criadores roubar identidades de perfis em redes sociais e outras informações sigilosas que possam estar armazenadas no smartphone.

publicidade

Leia também

Aplicações com malware não são exatamente uma novidade, mas sempre aparecem nas lojas oficiais de download disfarçadas de apps de alguma utilidade para o usuário
Aplicações com malware não são exatamente uma novidade, mas sempre aparecem nas lojas oficiais de download disfarçadas de apps de alguma utilidade para o usuário (Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock)

Outros problemas identificados em alguns destes apps incluem a exibição forçada e intrusiva de publicidade digital e a assinatura disfarçada de serviços premium com cancelamento dificultado. A lista foi encaminhada ao Google, que prontamente removeu a maior parte dos aplicativos em questão de sua loja virtual. Entretanto, três dos listados ainda seguiam presentes até o fechamento desta nota.

publicidade

Water Reminder e Yoga – For Beginner to Advanced, por exemplo, continham cerca de 100 mil e 500 mil downloads, respectivamente, apesar de sua pontuação bem baixa nas avaliações de usuários. Segundo a listagem do Dr. Web, ambos pertencem a uma categoria conhecida como Joker Apps – aplicações que imputam cobranças fraudulentas nos números de telefones de suas vítimas ao inscrevê-los em serviços premium tarifados diretamente na fatura.

Outro app notável é o Neon Themed Keyboard, um teclado virtual que conta com mais de um milhão de downloads. Ironicamente, o app de teclado impedia a digitação do dispositivo, o que por sua vez impedia que o usuário pudesse desinstalá-lo. Segundo alguns relatos na página de avaliações do app (nota 1,8 de 5), muita gente teve que fazer a restauração de fábrica do aparelho para remover o software por completo.

publicidade

Vale lembrar que, ainda que o Google exclua todos os aplicativos denunciados, caso você os tenha instalado antes da remoção, eles ainda continuarão no seu smartphone, então a desinstalação manual deverá ser usada para se livrar deles.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!