Grand Theft Auto V é um fenômeno no mundo dos games e não é de hoje. Lançado em 2013, o título continua na lista dos mais vendidos do planeta mesmo 9 anos após seu lançamento original. O motivo para uma vida tão longa é o recurso multiplayer na forma de GTA Online. E também da dedicação de jogadores que criaram mods como GTA RP – ou roleplay (interpretação de papel).

GTA RP usa como base a versão de PC de GTA V que, com auxílio do software FiveM, transforma completamente o jogo, permitindo a jogadores criarem as próprias histórias em um mundo compartilhado com outras pessoas. No mundo de GTA RP cada um tem uma função: um jogador é um simples entregador de pizza que tem horário certo para trabalhar, outro pode ser um taxista, por exemplo.

É importante ressaltar que GTA RP não é um mod reconhecido pela Rockstar, e, embora não existam relatos de banimentos de jogadores da versão modificada, pode acontecer da empresa impedir que quem tem GTA RP instalado não consiga jogar GTA Online nos servidores oficiais.

Confira abaixo, no artigo especial preparado pelo Olhar Digital, tudo o que você precisa saber para começar a jogar GTA RP agora mesmo:

publicidade

O que é GTA RP?

GTA RP, ou Grand Theft Auto Roleplay, é uma modificação de GTA que adiciona um modo multiplayer online no game e permite que os jogadores vivam quase uma segunda vida dentro do universo do jogo da Rockstar. Em GTA RP, um entregador de pizza precisa agir como um entregador de pizza, enquanto um taxista precisa agir como um taxista agiria. É fundamental que jogadores mantenham-se dentro do personagem para que a experiência flua como o esperado. A diversão, inclusive, está no fato de que os jogadores precisam atuar dentro do que lhes foi designado.

O modo multiplayer online de GTA RP é adicionado a partir do software FiveM. Ele é o mod que transforma o modo single player de GTA V em uma aventura para diversos jogadores. Para jogar, é preciso entrar em um dos servidores de GTA RP. Nem todos são públicos, alguns podem inclusive fazer uma entrevista antes de aceitar um novo jogador (falaremos sobre os servidores abaixo).

Também existe uma versão de GTA RP disponível para celulares Android. Ela é bem diferente do PC: enquanto em computadores GTA V é usado como base para o multiplayer, em smartphones a versão base é o clássico GTA San Andreas. Isso ocorre principalmente pelo fato de não existir um port oficial de GTA V para celulares, enquanto GTA San Andreas é vendido para dispositivos móveis há anos.

GTA RP é uma versão modificada de GTA V
GTA RP é uma versão modificada de GTA V. Imagem: Divulgação

GTA RP: Download

Como baixar no PC

Para jogar GTA RP, é fundamental que você tenha GTA V instalado no seu computador. Pode ser a versão disponível no Steam, na Epic Games Store ou mesmo a vendida diretamente pela Rockstar – o importante é ter o jogo.

Tendo o jogo instalado, é necessário fazer o download do mod FiveM. Para isso, acesse o site oficial da modificação e clique em “Download Client” no botão que aparece logo na página inicial.

Depois de instalar o mod, abra o arquivo criado no seu computador e faça login com a sua conta do Rockstar Games Social Club – se não tiver, é só criar uma. Clique então em “Idioma” e selecione “Português”. Depois, em “Servidores”, é só escolhe um dos brasileiros para jogar.

Os requisitos para jogar GTA RP são os mesmos de GTA V. Isso significa que você precisa de um PC com no mínimo:

  • Sistema operacional: Windows 8 64 bit ou superior (recomendado Windows 10 com as atualizações mais recentes instaladas);
  • Processador: Intel Core 2 Q6600 ou superior, AMD Phenom 9850 ou superior
  • Memória: 4 GB de RAM;
  • GPU: Nvidia 9800 GT 1 GB ou superior; AMD HD 4870 1 GB ou superior;
  • Espaço em disco: 72 GB para o jogo e 4 GB para o mod.

Como baixar GTA RP no celular

GTA RP também pode ser jogado em celulares Android, mas a experiência não é a mesma do PC. Isso ocorre por causa da versão base do game que é usada para a modificação: enquanto nos computadores é usado GTA V, em dispositivos móveis é GTA San Andreas. Portanto, é fundamental que o jogador tenha o game instalado no aparelho para jogar. Você pode comprar GTA San Andreas para Android clicando aqui.

Com o game instalado, uma das maneiras de jogar o roleplay pelo celular Android é a partir do software SA-MP Launcher, que é basicamente uma versão do mod FiveM voltada para smartphones. O mod pode ser baixado diretamente da Google Play Store – clique aqui para acessar a página do aplicativo.

Após instalar o SA-MP Launcher, abra o app e siga as instruções na tela. Toque no botão “Instalar o jogo” e confirme a seleção. O software vai perguntar se você prefere instalação manual ou automática – selecione automática para ir mais rápido. Quando perguntar se você prefere a versão Full ou Lite, escolha de acordo com as condições do seu celular: a Lite ocupa menos espaço (900 mb), sendo mais vantajosa para aparelhos básicos com pouco espaço interno, enquanto a Full (2.3 GB) oferece uma experiência mais completa.

Aguarde a conclusão da instalação e abra o app. Em “Servers”, você encontrará uma lista de servidores públicos de GTA RP para Android. Procure os identificados com “BR” para encontrar os brasileiros. Alguns dos principais servidores do Brasil são Play Vicio RP, BMRP, Brasil Real Life, Brasil RolePlay, Brasileiros Online RolePlay, Modern City Roleplay, Brasil New Star e Brasil New Style.

GTA RP
GTA RP é uma versão modificada de GTA V. Imagem: Divulgação

Como jogar GTA RP

Para jogar GTA RP, é fundamental ler e concordar com as regras definidas pelos servidores. Isso garante que a experiência seja como o idealizado, ou seja, que todos os presentes sigam o papel dos personagens. Quem violar as regras pode ser suspenso ou banido do servidor.

Dependendo do servidor, seu personagem pode começar apenas com as roupas do corpo, precisando de orientação da comunidade para crescer dentro do game.

Apesar de GTA RP ser GTA na essência, não espere um jogo parecido com o modo single player do título da Rockstar. Ou seja, na versão modificada não é comum jogadores saírem matando ou roubando outros jogadores, e recursos como comida e combustível são limitados.

Principais termos de GTA RP

  • Metagaming: como é esperado que jogadores de GTA RP interpretem personagens, a prática conhecida como “metagaming” é proibida. Isso significa que adquirir qualquer conhecimento fora e aplicá-lo dentro do jogo é considerado violação das regras. Portanto, não combine ações com amigos fora do jogo, já que, dentro do game, vocês devem agir como se não se conhecessem;
  • Powergaming: é quando o personagem executa intencionalmente ações que não seriam possíveis na vida real;
  • RDM (random deathmatch): é quando um jogador mata outro sem motivo;
  • VDM (vehicle deathmatch): quando um jogador mata outro atropelado;
  • OCC (our of character): quando o jogador desrespeita o papel que lhe foi designado, fazendo o personagem agir de maneira que não condizem com ele;
  • Whitelist: é quando um servidor exige um cadastro e entrevista para aceitar um jogador no game;
  • Combat logging: é quando o jogador sai do jogo durante alguma ação para se beneficiar;
  • Safe zone: onde nascem os jogadores dentro do servidor.

Principais servidores de GTA RP

Cidade alta

O mais conhecido dos servidores de GTA RP, Cidade Alta foi criado pela LOUD e é onde estão os principais streamers e celebridades. Aqui as regras precisam ser seguidas à risca, com uma moderação forte e ativa garantindo que ninguém saia do personagem.

O sucesso do servidor Cidade Alta levou até marcas a criarem ações dentro do game, como os entregadores virtuais do iFood, por exemplo. Para entrar, é preciso passar por um processo seletivo a partir do servidor do Cidade Alta no Discord.

Complexo

Outro servidor bastante popular é o Complexo, mantido pela organização Fluxo com jogadores como Nobru e Ceral sendo alguns dos seus grandes nomes. Dentro do Complexo ocorrem também shows, e a cidade é constantemente atualizada com novidades. O servidor também tem uma moderação bastante rígida para evitar que jogadores saiam do personagem. Para acessá-lo, é preciso passar por um processo seletivo via Discord.

Nopixel

Outro servidor tradicional e popular é o NoPixel. Embora ele não seja exatamente brasileiro, é bastante usado por jogadores do Brasil. Com uma moderação ativa e rígida, ele exige que jogadores mantenham-se dentro do personagem sempre. Para acessá-lo, é preciso passar por um processo seletivo – o cadastro pode ser feito pelo site oficial do NoPixel.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!