Tetracampeão Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da F1

Gabriel Sérvio28/07/2022 11h20, atualizada em 28/07/2022 11h24
Tetracampeão Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da F1
Imagem: Aston Martin/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O piloto que começou aos 19 anos na Fórmula 1 e ganhou quatro títulos pela Red Bull anunciou nesta quinta-feira (28) que vai se aposentar da categoria no fim de 2022. Um comunicado oficial foi divulgado pela Aston Martin, a equipe de Vettel desde o ano passado.

“Tive o privilégio de trabalhar com muitas pessoas fantásticas nos últimos 15 anos. Nas últimas duas temporadas, fui piloto da Aston Martin e, embora nossos resultados não tenham sido tão bons quanto esperávamos, está claro para mim que tudo está sendo feito para que este time esteja no mais alto nível dentro de alguns anos”, disse o piloto alemão.

“A decisão de parar foi difícil. Passei muito tempo pensando sobre isso. Quero tirar um tempo no fim do ano para decidir o que farei a seguir. Sou pai e quero passar mais tempo com minha família”

No vídeo de despedida postado no YouTube e na sua nova conta oficial no Instagram, Vettel reforça que ama o esporte, mas precisa se dedicar à vida fora das pistas. “Vou dar meu máximo nas próximas dez corridas”, concluiu o piloto.

Vettel começou a competir aos 8 anos no Kart e estreou na F1 como o piloto mais jovem a pontuar na categoria. Fã de Michael Schumacher, entrou na Red Bull em 2009.

Nas 113 corridas pela equipe, foram 44 poles, 38 vitórias e quatro títulos mundiais consecutivos, conquistados de 2010 a 2013. Na Ferrari, o alemão venceu 14 GPs e chegou a lutar pelo título em 2017, deixando o time de Maranello no fim de 2020 após cinco temporadas.

Imagem: Ferrari/Reprodução

Já na Aston Martin, passou a defender causas humanitárias e se posicionar contra o uso de combustíveis fósseis na F1.  

A Fórmula 1 e a Red Bull se manifestaram sobre a decisão do tetracampeão, considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. “Vamos sentir sua falta, Seb”, postou a F1. “Obrigado, Seb, pelos grandes momentos e pelos quatro títulos mundiais”, declarou a Red Bull.

Em títulos, Vettel encerra a carreira atrás do pentacampeão Juan Manuel Fangio e de Lewis Hamilton e Schumacher, ambos heptacampeões.

Veja também:

Com informações do Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.