Instagram vai perguntar a raça e etnia de alguns usuários

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 28/07/2022 14h21, atualizada em 28/07/2022 15h09
Pessoa acessa o Instagram
Imagem: wichayada suwanachun / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma publicação em seu blog oficial, o Instagram anunciou nesta quinta-feira (28) que vai pedir para alguns usuários dos Estados Unidos informarem dados de sua raça e etnia. O intuito da plataforma é produzir estudos de como diferentes comunidades utilizam a rede social.  

Os usuários serão escolhidos de maneira aleatória e receberão um pop-up que os direcionará à uma pesquisa do YouGov, questionando a raça e etnia. O Instagram deixa claro que responder é opcional e que as respostas “não limitarão as experiências que você tem no Instagram, incluindo impactar seu alcance ou como as pessoas se envolvem com seu conteúdo de alguma forma”. 

Leia também!

“Se vamos garantir que o Instagram seja justo e equitativo como uma experiência, precisamos entender como ele está funcionando para diferentes comunidades”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em vídeo publicado nesta quinta-feira.  

Segundo o executivo, a coleta destes dados vai ajudar a encontrar novas e melhores maneiras de se usar a rede social para diferentes grupos de usuários.  

O Instagram contou ainda que as respostas não serão vinculadas as contas dos usuários, sendo transformadas apenas em dados agregados em algumas instituições de pesquisa.

“As respostas dos usuários são criptografadas e separadas, com cálculos algorítmicos distribuídos e armazenamentos de dados em diferentes instituições, para que ninguém possa vincular as respostas da pesquisa às contas do Instagram.”

Nova pesquisa do Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

“Essas informações nos permitirão entender melhor as experiências que diferentes comunidades têm no Instagram, como nossa tecnologia pode impactar diferentes grupos e se há mudanças que podemos fazer para promover a justiça”, informa a plataforma. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.