Em uma publicação em seu blog oficial, o Instagram anunciou nesta quinta-feira (28) que vai pedir para alguns usuários dos Estados Unidos informarem dados de sua raça e etnia. O intuito da plataforma é produzir estudos de como diferentes comunidades utilizam a rede social.  

Os usuários serão escolhidos de maneira aleatória e receberão um pop-up que os direcionará à uma pesquisa do YouGov, questionando a raça e etnia. O Instagram deixa claro que responder é opcional e que as respostas “não limitarão as experiências que você tem no Instagram, incluindo impactar seu alcance ou como as pessoas se envolvem com seu conteúdo de alguma forma”. 

publicidade

Leia também!

“Se vamos garantir que o Instagram seja justo e equitativo como uma experiência, precisamos entender como ele está funcionando para diferentes comunidades”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em vídeo publicado nesta quinta-feira.  

publicidade

Segundo o executivo, a coleta destes dados vai ajudar a encontrar novas e melhores maneiras de se usar a rede social para diferentes grupos de usuários.  

O Instagram contou ainda que as respostas não serão vinculadas as contas dos usuários, sendo transformadas apenas em dados agregados em algumas instituições de pesquisa.

publicidade

“As respostas dos usuários são criptografadas e separadas, com cálculos algorítmicos distribuídos e armazenamentos de dados em diferentes instituições, para que ninguém possa vincular as respostas da pesquisa às contas do Instagram.”

Nova pesquisa do Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

“Essas informações nos permitirão entender melhor as experiências que diferentes comunidades têm no Instagram, como nossa tecnologia pode impactar diferentes grupos e se há mudanças que podemos fazer para promover a justiça”, informa a plataforma. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!