A nova geração de iPhone está próxima do seu lançamento e, de início, são aguardadas algumas diferenças nas versões. Com isso, espera-se que os modelos Pro recebam o novo chipset Apple A16, câmeras melhores e uma configuração de tela diferente. Já os modelos mais básicos vão ficar com o atual chip A15, câmeras de 12MP e uma tela com entalhe.

Essas medidas e divisões são comuns com todos os celulares da linha de iPhone. Segundo rumores, é esperado que o iPhone 14 e 14 Max tenham a versão GPU de 5 núcleos do chipset A15, além de mais RAM, cerca de 6 GB de LPDDR4X. Dessa forma eles vão ter vantagens sobre os modelos atuais.

publicidade
Pontuações previstas do Geekbench A16: 2.000 single-core • 5.700 multi-core. Reprdução – GSMARENA

Pontuações previstas do Geekbench A16: 2.000 single-core • 5.700 multi-core. Reprodução – GSMARENA

Velocidades do iPhone 14 premium

A Macworld, revista e site dedicada a produtos e software da Apple, resolveu tentar ver o quão rápido será essa nova linha premium de iPhone. A princípio, é necessário notar que os novos chips A16 serão fabricados no nó N4P da TSMC, uma melhoria iterativa em relação ao nó N5P usado para o A15, mas não é um super avanço.

A seguir, é aguardado que o novo chip A16 seja maior, acima de 15 bilhões, que fique entre 18 e 20 bilhões. Além disso, a Apple também pode ver algumas melhorias ao mudar para o ARMv9. Por fim, a CPU pode oferecer uma modesta melhoria de 15% no desempenho.

publicidade

Existe a possibilidade que mudança para uma RAM mais rápida traga um aumento de desempenho. Segundo o DigiTimes, se especula que o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max usarão o novo tipo LPDDR5, que oferece 50% mais largura de banda que o LPDDR4X e é mais eficiente em termos de energia para inicializar.

Além disso, quanto à GPU, a previsão é de que a Apple fique com cinco núcleos para evitar tornar o chip muito grande ou talvez subir para seis núcleos. De qualquer forma, a expectativa é de um aumento de 25 a 30% no desempenho da GPU.

publicidade
Pontuações previstas do 3DMark para o chipset Apple A16
Pontuações previstas do 3DMark para o chipset Apple A16
Pontuações previstas do 3DMark para o chipset Apple A16. Reprodução – GSMARENA

Contudo, a Apple também terá que aumentar o ISP e o hardware de aprendizado da máquina para lidar com a resolução mais alta. De acordo com alguns rumores, a série 14 Pro fará o salto para uma câmera de 48MP e gravação de vídeo em 8K. Dessa forma, isso pode aumentar o limite de resolução do “Modo Cinematográfico” de 1080p para 4K.

Para finalizar, o chip A16, provavelmente, será emparelhado com o Snapdragon X65.

publicidade

Via: GSMARENA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!