5G reforça necessidade de segurança em aparelhos

Euclides Chuma, membro do IEEE, alerta que, a nova tecnologia 5G permitirá maior conectividade de aparelhos na mesma área.
Por Gabrielly Bento, editado por André Lucena 28/07/2022 16h00, atualizada em 28/07/2022 16h39
Com 5G, será necessário reforçar segurança em aparelhos
Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nova tecnologia 5G permitirá maior conectividade de aparelhos interconectados simultaneamente na mesma área, o que pode abrir brechas para hackers. E isso irá exigir uma maior preocupação com a segurança cibernética, alertou Euclides Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

“Por causa dessa grande inovação, permitindo uma maior quantidade de dispositivos conectados, vão ser necessários novos protocolos de segurança”, afirma Chuma. A IEEE é uma instituição profissional técnica do mundo destinada ao avanço da tecnologia para a humanidade

Leia mais:

Segundo ele, a indústria necessita produzir mecanismos para deixar esses artigos digitais, automóveis e eletrodomésticos, aparelhos vestíveis, ­já configurados com segurança para serem comercializados. “Vai ser bom ter tudo conectado, mas com segurança.”

Uma maneira de se proteger contra invasões de hackers em diversos aparelhos são tecnologias como o blockchain, um livro-razão imutável e compartilhado, que serve para marcar transações, rastrear ativos e aumentar a confiança nas ações, além de prevenir ataques cibernéticos em dispositivos domésticos, veículos, criptomoedas, dinheiro armazenado em bancos, dificultando assim, a entrada de invasores.

5G
Imagem: jamesteohart/Shutterstock

Anatel autoriza sinal 5G em Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa

Após a confirmação que Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa seriam as próximas capitais a receber o sinal 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval, nesta quarta-feira (27), para que as operadoras de telefonia móvel transmitir o sinal 5G de suas redes nas três capitais. 

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaisp) definiu, em reunião, que as três cidades estão aptas à ativação do sinal 5G pela faixa 3,5 GHz. O novo sinal já está sendo transmitido em Brasília desde o dia 6 de julho. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Ícone tagsTags: