A nova tecnologia 5G permitirá maior conectividade de aparelhos interconectados simultaneamente na mesma área, o que pode abrir brechas para hackers. E isso irá exigir uma maior preocupação com a segurança cibernética, alertou Euclides Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

“Por causa dessa grande inovação, permitindo uma maior quantidade de dispositivos conectados, vão ser necessários novos protocolos de segurança”, afirma Chuma. A IEEE é uma instituição profissional técnica do mundo destinada ao avanço da tecnologia para a humanidade

publicidade

Leia mais:

Segundo ele, a indústria necessita produzir mecanismos para deixar esses artigos digitais, automóveis e eletrodomésticos, aparelhos vestíveis, ­já configurados com segurança para serem comercializados. “Vai ser bom ter tudo conectado, mas com segurança.”

publicidade

Uma maneira de se proteger contra invasões de hackers em diversos aparelhos são tecnologias como o blockchain, um livro-razão imutável e compartilhado, que serve para marcar transações, rastrear ativos e aumentar a confiança nas ações, além de prevenir ataques cibernéticos em dispositivos domésticos, veículos, criptomoedas, dinheiro armazenado em bancos, dificultando assim, a entrada de invasores.

5G
Imagem: jamesteohart/Shutterstock

Anatel autoriza sinal 5G em Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa

Após a confirmação que Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa seriam as próximas capitais a receber o sinal 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval, nesta quarta-feira (27), para que as operadoras de telefonia móvel transmitir o sinal 5G de suas redes nas três capitais. 

publicidade

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaisp) definiu, em reunião, que as três cidades estão aptas à ativação do sinal 5G pela faixa 3,5 GHz. O novo sinal já está sendo transmitido em Brasília desde o dia 6 de julho. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!