A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na sexta-feira (29), um pedido da Pfizer para ampliar a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos. Segundo informações do G1, a vacina indicada para a faixa etária é a Comirnaty. 

Atualmente, o imunizante da farmacêutica está liberado no país somente para aplicação em crianças acima de 5 anos. De acordo com a agência, o pedido será analisado de forma rigorosa e “com toda a cautela necessária”. O prazo inicial da análise é de 30 dias, que começa a contar a partir da próxima segunda-feira (1). 

publicidade
criança vacina agÊncia brasil
Covid-19: Anvisa recebe pedido da Pfizer para vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Anvisa ressaltou, no entanto, que o prazo pode ser alterado caso o produto não esteja dentro das exigências da reguladora, sendo necessária a complementação de dados e informações pelo laboratório. 

Leia mais! 

Covid-19 e crianças

Um recente estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância (Fiocruz/Unifase) – mostrou que a Covid-19 foi responsável por matar três vezes mais crianças de 6 meses a três anos do que qualquer outra doença considerada evitável.

O levantamento, feito a partir do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), avaliou 14 condições da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis no período dos últimos dez anos e, segundo os dados, divulgados pela CNN, a Covid matou entre 2020 e 2021 539 crianças na faixa etária mencionada, sendo os bebês de 6 a 11 meses os mais afetados – 244 mortes foram registradas – e os abaixo do 6° mês com uma taxa de mortalidade ainda maior – 761 óbitos no mesmo período. Veja mais detalhes aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!