Robô de cirurgia remota será testado na Estação Espacial Internacional em 2024

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 03/08/2022 17h40, atualizada em 05/08/2022 18h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com planos exploratórios que visam locais cada vez mais longínquos, a NASA , em conjunto com a empresa Virtual Incision, testará um robô cirúrgico remoto chamado MIRA (assistente robótico miniaturizado). Se aprovado, o dispositivo será extremamente útil nas viagens tripuladas para Marte.

Em desenvolvimento há duas décadas, o robô é equipado com dois braços de instrumentos que podem ser controlados de longe para realizar cirurgias minimamente invasivas e procedimentos odontológicos. Isso pode ser importante considerando que esse tipo de missão deve ter uma duração extremamente longa e emergências podem ocorrer com os astronautas no espaço.

Leia mais:

A MIRA terá os testes iniciados em 2024, na Estação Espacial Internacional (ISS). Dessa forma será possível analisar se o robô é uma ferramenta médica viável para longas missões tripuladas ao espaço profundo.

Confira o vídeo do robô, disponibilizado pela Virtual Incision:

De acordo com o CEO da Virtual Incision, John Murphy, a plataforma foi desenvolvida para que o procedimento de cirurgia por robô assistida (RAS) fosse acessível em qualquer sala de operação do planeta. “Trabalhar com a NASA a bordo da estação espacial testará como a MIRA pode tornar a cirurgia acessível até mesmo nos lugares mais distantes.”, declarou.

Em um comunicado emitido pela Virtual Incision, os testes serão realizados dentro de um armário de experimentos do tamanho de um forno de micro-ondas, onde diversos procedimentos parecido com aqueles usados durante uma cirurgia, como cortar tecido simulado e manusear pequenos objetos, serão executados.

Além do peso de dois quilos e do tamanho reduzido do robô, o console será operado remotamente, com seus controles manuais e pedais de pé que dão ao cirurgião controle total dos braços do instrumento. O dispositov também conta com uma visão endoscópica da anatomia em tempo real, com o design familiar para aqueles que trabalham no campo atualmente.

Via: Digitaltrends

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.