Após um fornecedor de software do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido ter sido atacado por hackers, diversos serviços foram interrompidos. Até então, os serviços prejudicados são: prescrição de emergência, sistemas de despacho de ambulância e a linha 111 não emergencial, entre outros.

Essa invasão foi comprovada pelo fornecedor de software Advanced. Segundo eles, esse ataque foi detectado pela primeira vez na quinta-feira (4) e causou uma grande perda de serviço.

Leia mais:

De acordo com o CEO Simon Short, só uma pequena parte dos servidores do fornecedor foi afetada, e todos os ambientes de saúde e atendimento foram isolados por precaução.

publicidade

Short comentou: “A intervenção precoce de nossa equipe de resposta a incidentes continha esse problema em um pequeno número de servidores representando uma porcentagem extremamente pequena de nossa infraestrutura de saúde e cuidados. A proteção de serviços e dados é primordial nas ações que temos e estamos realizando”.

“Continuamos trabalhando com o NHS e órgãos de saúde e assistência, bem como nossos parceiros de tecnologia e segurança, focados na recuperação de todos os sistemas no fim de semana e no início da próxima semana. Enquanto isso, esses serviços afetados pelo NHS continuarão operando usando contingência”, finalizou o CEO.

Além disso, Simon Short informou à Sky News que os servidores afetados constituíam apenas 2% de sua infraestrutura de saúde e assistência. O Advanced informou ao IT Pro que uma atualização sobre o ocorrido é esperada o mais rápido possível e ainda não respondeu ao questionamento de acompanhamento.

Vale ressaltar que a Agência Nacional de Crimes (NCA) e o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) também estão envolvidos nas investigações. “A NCA está ciente de um incidente cibernético que afeta a empresa Advanced e está trabalhando com parceiros para entender melhor seu impacto”, afirmou à IT Pro.

Ataque hacker causa grande interrupção em todo o NHS
Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock

O ataque que o NHS sofreu foi apresentado de forma diferente por diversos ramos da organização. Um porta-voz da BBC relatou que a invasão foi “mínima”, porém, o Welsh Ambulance Service a descreveu como uma “grande interrupção de um sistema de computador”.

Diversos especialistas têm expressado sua opinião sobre o caso e vários relatam que pode ser de natureza ransomware. O Telegraph informou que havia indicações de que o ransomware estava envolvido, mas nenhuma confirmação oficial dessas crenças foi feita ainda.

“Embora nenhum detalhe tenha sido divulgado sobre a causa raiz da interrupção do serviço 111, todos os sinais parecem indicar que o ransomware é a causa”, afirmou Javvad Malik, principal defensor de conscientização de segurança da KnowBe4 ao IT Pro.

Até o momento, não se sabe quem está por trás desse ataque ou como eles conseguiram entrar nos sistemas da Advanced. Um estudo dos blogs dos principais grupos de ransomware aponta que nenhum deles assumiu a responsabilidade pelo ataque no momento.

Via: It Pro

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!