No fundo do mar existe um “labirinto” com mais de 475 cabos de fibra óptica. Juntos, somam mais de 1,3 milhões de quilômetros de cabos que transportam, aproximadamente, 95% das redes telefônicas e de internet todos os dias pelo planeta inteiro. Esses cabos submarinos movimentam gigantescas porções de dados por segundo, incluindo operações financeiras e ordens militares.

O sistema de segurança dessa infraestrutura é objetiva: independente de quem tenha o poder de controlar as linhas, têm uma força significativa. Especialistas falam que, como os dados viraram um ativo estratégico muito importante, as ameaças para sua segurança podem ser substanciais dependendo da situação.

Cabos submarinos
Ilustração de cabos submarinos

Por mais que os maiores danos sejam causados pelas navegações, pescaria, eventos naturais e animais marinhos, a interpretação sobre os prejuízos intencionais é muito grande, justamente pela crescente dos cabos, mesmo com o armazenamento em nuvem.

Através do artigo “Invisível e Vital: Cabos Submarinos e Segurança Transatlântica”, publicado no site CSIS (Programa Europa, Rússia e Eurásia no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) em Washington D.C., o membro visitante, Pierre Morcos, e o associado de pesquisa do mesmo programa, Colin Wall, concordam ao dizer que:

publicidade

“Em relação aos desafios físicos, as duas principais preocupações são com os cabos e a possibilidade de serem destruídos ou aproveitados… Existem diversos objetivos concebíveis que podem ser atingidos ao cortar um dos cabos, que é cortar as comunicações militares ou governamentais nos estágios iniciais de um conflito. Eliminar o acesso à internet para a população alvo, sabotar um concorrente ou causar perturbações econômicas para finalidades geopolíticas.”

De acordo com a pesquisadora da Universidade Nacional Australiana, Doutora Amanda Watson, as empresas e governos também são capazes de corromper os cabos submarinos com má intenção. Exemplos disso são: retirar dados via backdoors, roubar dados de instalações da superfície que se conectam com os submarinos e até roubar dados em profundidade.

Cabos submarinos
Cabos submarino. Créditos: Afa Shutterstock

Depois de estudar a indústria de telecomunicações e mapear a localização dos cabos nas ilhas do Pacífico por mais de 10 anos, a doutora também alerta que o risco geral de segurança cibernética está aumentando. Isso coloca todos em risco, uma vez que cidadãos, empresas e serviços públicos podem fazer vítimas de crimes digitais ou roubar dados.

O relatório “Defesa Cibernética Através do Piso Oceânico: A Geopolítica da Segurança dos Cabos Submarinos”, feito pelo Atlantic Council, em setembro do ano passado, diz que: “A segurança e resistência dos cabos submarinos e os dados e serviços que estão ali, são elementos frequentemente estudados e valorizados na geopolítica moderna da internet. A construção de novos cabos é uma parte fundamental da topologia física em constante mudança da internet no mundo inteiro”.

O autor deste relatório, Justin Sherman, avisa que os governos autoritários, como a República Popular da China (RPC), podem controlar empresas estatais e encaminhar os dados para o mundo todo para benefício próprio. Essa atitude pode ser tomada com objetivo de espionagem.

Leia mais:

Isso gera preocupação, pois, o maior fornecedor de cabos submarinos é da China, a HMN Technologies. Outras empresas chinesas estatais também estão na lista de proprietários de cabos submarinos, como a China Mobile, China Telecom e a China Unicom.

Os Estados Unidos e seus aliados estão ficando apreensivos há anos com o crescimento das empresas estatais e empresas vinculadas com o Partido Comunista Chinês, justamente por conta do domínio influente sobre os cabos submarinos.

“A falta de resposta da Marinha Huawei cede espaço para a China. Os EUA e seus parceiros precisam se encontrar e competir”, afirmou o ex-comandante adjunto do Comando Cibernético dos Estados Unidos, Tenente-General William Mayville, ao The Wall Street, em 2019.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!