Lembra que, em fevereiro, falamos sobre a primeira ponte aérea com embarque totalmente digital? Os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) já estão na na fase definitiva de implantação da tecnologia Embarque +Seguro 100% Digital. Ela permite que os passageiros embarquem sem precisar apresentar documentos. Com isso, o Brasil será o primeiro país do mundo com ponte aérea de acesso biométrico.

Na manhã da última terça-feira (9), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no Aeroporto de Congonhas para fazer a vistoria da implantação da tecnologia. O ministério disse que o processo acontece simultaneamente nos dois aeroportos e tem previsão de conclusão ainda neste mês de agosto. 

publicidade

Leia mais:

Na ocasião, estiveram também presentes o presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior; o diretor-presidente do Serpro, Gileno Barreto; o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman; representantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero); e o ministro do Turismo, Carlos Brito.

publicidade

O ministro disse que o sistema está instalado apenas nos aeroportos da Infraero, mas tem feito esforços para que terminais privados também passem a utilizar o novo sistema de reconhecimento biométrico. “Até o final do ano teremos novos aeroportos entrando nessa tecnologia”, destacou.

Embarque Infraero Rio de Janeiro São Paulo
A tecnologia é desenvolvida pelo Serpro. Imagem: Idemia/Gustavo Rampini

A implantação do sistema biométrico nos dois aeroportos acontece após uma série de testes do programa federal Embarque+ Seguro, do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e Serpro – empresa de tecnologia do Governo Federal. Segundo o ministério, de outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,3 mil passageiros participaram da fase de testes do programa e quase 200 pilotos e comissários avaliaram o embarque biométrico nos dois aeroportos.

publicidade

“Já testamos em seis mil embarques em sete grandes cidades do país, e isso permite que possamos dar passo em direção a essa tecnologia. Vai trazer mais segurança, confiabilidade, agilidade e eficiência na hora do embarque. Vai ser muito mais simples e prático. A partir do dia 25 todos poderão embarcar de forma facultativa utilizando a biometria na ponte área Rio-São Paulo. A imagem da face dos passageiros ficará guardada pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)”, disse Marcelo Sampaio.

Como funciona

De acordo com o Minfra, no início da utilização do sistema nos dois aeroportos será necessário a utilização de um documento biométrico válido (CNH ou título de eleitor digital), passagem aérea, acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Com isso, o passageiro realizará validação biométrica a cada vôo e aceitará os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após essa validação inicial, o passageiro poderá usar apenas o sistema biométrico para futuros voos. 

publicidade

“Quem escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque +Seguro Tripulantes, por meio de dispositivo móvel, em sua conta pessoal da plataforma GovBR, onde ocorre a checagem dos dados/documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque +Seguro Tripulantes. O tripulante também deverá aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), porém o consentimento é válido por um ano, não sendo necessário o acesso na aplicação a cada novo voo. O procedimento biométrico, contudo, não exime o profissional de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária”, diz o site do Minfra.

O reconhecimento facial será usado em duas etapas. Na primeira, o usuário deve seguir para os totens da sala de embarque, que farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo para reconhecer o cadastro do passageiro e checar a existência do do cartão de embarque válido. A segunda etapa será no portão de embarque.

Com informações de Agência Brasil e Minfra

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!