O sobrepeso é um fator de risco para diversos problemas de saúde e, para quem não sabia, o aparecimento de hérnia de disco lombar também faz parte dessa lista. De acordo com o Dr. Marcelo Amato, médico neurocirurgião especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva, a relação da obesidade com a inflamação está no impacto e amortecimento do corpo. 

“Considerando que o amortecimento do impacto nas vértebras é a principal função do disco intervertebral, é lógico pensar que a sobrecarga nessas articulações pode levar a problemas em seu funcionamento”, explica o médico. 

Obesidade e a Covid-19
Obesidade pode desencadear hérnia de disco lombar. Imagem: jarmoluk (Pixabay)

O que ocorre nestes casos é que o ânulo fibroso – camada mais grossa e externa do disco intervertebral – sofre abaulamento constante produzido pelo excesso de carga e, como consequência, surgem pequenas fissuras nas fibras do ânulo fibroso, por onde o núcleo pulposo (parte interna do disco) pode sair e causar compressão das estruturas nervosas. 

Dentre os principais sintomas para a condição estão: dor na parte inferior da coluna, dor na nádega, coxa, perna e pé (calcanhar), cãimbras na perna, formigamento, dormência e fraqueza nas pernas e pés e, em casos mais graves, perda de controle esfincteriano (alteração no funcionamento do intestino ou bexiga).

publicidade

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019. No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Hérnia de disco
Obesidade pode desencadear hérnia de disco lombar. Imagem: Brazhyk/shutterstock

Outros fatores para a hérnia de disco 

No entanto, a obesidade não é o único fator associado ao surgimento de hérnia de disco. Sedentarismo, tabagismo e o próprio processo de envelhecimento podem comprometer os discos intervertebrais, além da predisposição genética. 

O tratamento inicial para os pacientes obesos com hérnia de disco não difere dos demais casos. Normalmente, recomenda-se repouso relativo e uso de medicação sintomática e anti-inflamatória. Em situações em que a doença está em estágio mais avançado, diferentes tipos de fisioterapia podem ser indicados, assim como educação postural e conscientização corporal. 

Orientação nutricional e o acompanhamento conjunto do endocrinologista também são recomendáveis. “Por causa da dor, os pacientes são estimulados as atingir seus objetivos de emagrecimento e estilo de vida mais saudável”, acrescenta Amato. 

Leia mais!  

Tenho hérnia de disco: preciso fazer cirurgia? 

As cirurgias de hérnia de disco lombar são indicadas em casos em que a dor não cessa com tratamento clínico ou que há déficit neurológico, tais como perda de força, formigamentos e dormências. 

O alívio da dor nesses pacientes é essencial para que consigam iniciar, o quanto antes, atividades físicas que auxiliem na perda de peso, bem-estar e prevenção de novos problemas da coluna, finalizou o especialista.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!