A melhor época do ano para se observar um planeta, em geral, é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). No último domingo (14), quem estava nessa fase era Saturno, que alcançou seu ponto mais próximo do nosso planeta, a 1,324 bilhão de km de distância.

Embora o momento exato desse fenômeno tenha acontecido há cinco dias, o gigante dos anéis ainda continua por “perto”, já que a distância entre os planetas praticamente não se altera nos dias próximos à oposição. Nesta noite, ele estará a cerca de 1,3255 bilhão de km da Terra, apenas 0,04% mais distante do que estava no domingo.
Nessa fase, é possível ver um pouco mais de detalhes da superfície e dos anéis de Saturno ao observar com um telescópio.
Aproveitando essa passagem próxima de Saturno, o Olhar Espacial desta sexta-feira (19) vai receber o astrônomo amador Marcelo Domingues para um bate-papo sobre o planeta – além da exibição de imagens ao vivo do astro captadas pelo Observatório Carina, em Brasília, do qual ele é proprietário.

Serão abordadas curiosidades sobre Saturno, os dados científicos divulgados mais recentemente, e, como sempre, o programa estará aberto para as perguntas do público.
Admirador da astronomia desde criancinha, Domingues é membro do Clube de Astronomia de Brasília e da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), além de caçador de eclipses.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!