Esse mês, eu fiz dois posts mais extensos com minhas impressões (e algumas dicas) sobre o DALL-E 2 e o Midjourney, ferramentas para criar imagens (artísticas ou realistas) a partir de textos usando inteligência artificial, mas qual das duas você deve usar? Bem, isso depende do que você pretende criar com eles.
Assim, quem quiser saber mais sobre cada um deles, pode ir direto nos meus artigos sobre o Midjourney e sobre o DALL-E 2, pois esse texto vai ser dedicado a comparar os resultados de cada um.

É difícil apontar qual dos dois é o melhor, pois isso depende muito do resultado que você quer obter. Como pincéis de diferentes espessuras e estilos, cada um tem o seu valor e o seu uso.
Resumindo bastante, pois isso pode ser bem complexo, o Midjourney tem uma pegada mais artística, enquanto o DALL-E 2 é mais realista, mas isso depende do prompt, ou frase usada.
Quanto mais eu testo o DALL-E 2 e o Midjourney, mais eu gosto dessas duas ferramentas. Apesar de concorrentes, elas também se complementam, já que é possível usar uma como fonte de inspiração para criar imagens na outra. Indo além, no caso do DALL-E 2, é possível usar qualquer imagem, incluindo as de outros apps, como parte da criação.
Nesse post, mais do que falar sobre pontos fortes e fracos de cada um, vou mostrar comparativos dos resultados de diferentes prompts feitos neles. Assim, você terá referências visuais para saber exatamente qual dos dois usar para obter diferentes resultados.
Quer criar suas próprias imagens? Clique aqui para testar o Midjourney (você vai precisar do Discord) e clique aqui para se inscrever na lista de espera do DALL-E 2.
Comparação entre os resultados do DALL-E 2 e Midjourney
Nos comparativos desse post, vou mostrar as imagens feitas com o Midjourney na esquerda, e as feitas com o DALL-E 2 na direita. Além disso, também vou mostrar duas que gostei mais lado a lado, seguidas pelas quatro opções sugeridas por cada app.

Na imagem acima, vemos os resultados do Midjourney e do DALL-E 2 para o prompt “robô com expressões humanas”. Na imagem abaixo, vemos os quatro resultados de cada app para essa mesma busca.

Na imagem abaixo, com o prompt “o último bastião da humanidade”, vemos como o Midjourney entrega resultados mais artísticos, enquanto o DALL-E 2 apresenta imagens mais realistas.

Abaixo os quatro prompts produzidos por cada app mostram a mesma tendência. A quarta imagem do DALL-E 2 mostra como o app tem problemas para renderizar textos.

O prompt abaixo é “um alienígena steampunk”, e novamente vemos que o resultado do DALL-E 2 é mais realista, e não tão alienígena quando o do Midjourney.

Abaixo vemos quatro variações de cada app para o mesmo prompt. Com exceção do primeiro resultado do DALL-E 2, os outros três são bem realistas.

Qual dos dois usar? Depende do que você quer mostrar
Abaixo, pedi aos dois apps para desenharem um “astronauta correndo do sol em Mercúrio”. Da mesma forma, a arte produzida pelo Midjourney é mais artística do que a do seu rival.

Na imagem abaixo, vemos quatro variações do mesmo prompt, seguindo o mesmo estilo. Com esse prompt específico, gostei bem mais das criações feitas com o DALL-E 2.

Na imagem abaixo, pedi aos dois apps para desenharem minha cidade natal, o Rio de Janeiro, só que 10 mil anos no futuro.

Confira também as variações produzidas por cada app. Nesse exemplo, gostei mais das criações do Midjourney.

Pedi aos dois apps parar criarem o homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, mas com o estilo de H. R. Giger.

Nesse exemplo, acredito que o Midjourney entregou um resultado bem mais próximo do que eu tinha imaginado em todas as variações.

Realismo x tom artístico: o que esperar de cada ferramenta
Na imagem abaixo, que gostei tanto que usei no meu post do Midjourney, pedi aos dois apps para imaginarem uma biblioteca na qual os livros são galáxias com um teto de vidro mostrando a Via-Láctea.

Apesar de ter adorado a primeira opção, diria que o DALL-E 2 se saiu melhor nesse prompt específico, chegando mais perto do que eu tinha imaginado.

Na imagem abaixo, mais uma mostra de como o DALL-E 2 oferece resultados mais realistas que seu concorrente.

Além disso, as variações desse prompt reforçam novamente essa pegada mais artística do Midjourney.


Na imagem acima, gostei bastante dos resultados dos dois apps, mas é fácil ver que o DALL-E 2 oferece mais detalhes, enquanto seu concorrente foca mais no estilo da pintura.

As variações desse prompt seguem o mesmo padrão das imagens em destaque.
DALL-E 2 também pode ser usado para gerar imagens artísticas

Na imagem acima, escolhi o título de uma história de The Sandman, de Neil Gaiman, adaptada para a série da Netflix. Gostei bastante da imagem do destaque do DALL-E 2, que nesse caso se saiu bem melhor que seu rival.

É claro que o DALL-E 2 também pode entregar imagens mais artísticas, tudo depende do prompt usado. Nas variações dessa busca, vemos que o Midjourney optou por um caminho bem artístico, enquanto o seu concorrente focou mais no realismo. A exceção é a última opção, que foi justamente a que me agradou mais.



Além disso, mesmo que seja mais realista que o Midjourney, o DALL-E 2 também consegue superar o seu rival, como vemos nas imagens da capivara espacial acima.

Assim, cada uma dessas ferramentas tem seu uso, e, na verdade, uma pode complementar a outra muito bem, basta usar a criatividade nos prompts.
Leia também:
- Google lança IA capaz de gerar qualquer imagem a partir de textos
- Um mês criando imagens com inteligência artificial no DALL-E 2
- Como usar o Midjourney para produzir artes feitas com inteligência artificial
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!