O criador de “Game of Thrones“, George R. R. Martin, é constantemente lembrado da violência de suas criações, mas ele se defendeu dizendo que “Star Wars” mata muito mais do que a sua obra.

Em entrevista à Vanity Fair, Martin comentou sobre como sua saga de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, em que a série “Game of Thrones” da HBO se baseou, é descrita como “gratuita”. “Eu Não acho que nada é gratuito”, comentou Martin. “É claro, eu já fui acusado de violência gratuita e sexo gratuito e ocasionalmente de armaria gratuita e cenas de festas gratuitas.”

publicidade

Ele ainda continuou: “Eu quero minhas emoções engajadas. Estes são os tipos de romances que eu amo ler e o tipo de coisas que eu amo escrever. É isto que te afeta emocionalmente. Eu já fui acusado de ser uma pessoa particularmente sangrenta. ‘Star Wars’ mata mais pessoas do que eu.”

Ele explicou sua colocação, falando da destruição do planeta Alderaan, em “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, de 1977 como exemplo. “No primeiro filme de ‘Star Wars’, lá vem a Estrela da Morte,” começou o autor.

publicidade

“Eles explodiram o planeta de Alderaan – 20 milhões de pessoas mortas. Isto tem algum impacto em você?,” questionou Martin. “Você se importa que 20 milhões de pessoas morreram? Seis filmes depois, você descobre, eu acho, que Jimmy Smits era um deles. Então você retroativamente diz: ‘Ah, eles mataram Jimmy Smits!’ mas você não sente nada no momento. É apenas, ‘Ah, tudo bem.’ É uma estatística.”

martin star wars
A Estrela da Morte com o planeta Alderaan ao fundo. Imagem: Lucasfilm

Mas ele continuou, comentando sobre uma cena em específico do primeiro episódio de “House of the Dragon“, novo prelúdio de “Game of Thrones” que estreou no último domingo (21). “O que significaria se Viserys estivesse assistindo ao torneio e um mensageiro chegasse correndo e dissesse: ‘Sua esposa morreu’? Isso vai ter algum efeito sobre você…? Eu não acho.”

publicidade

“Star Wars” e Alderaan é um tópico que Martin gosta de usar como comparação. Em maio, em conversa com o The Independent, ele comentou sobre o Casamento Vermelho, e como ele se compara com a destruição de Alderaan. “Mas nós não conhecemos as pessoas em Alderaan. Nós não sentimos suas mortes. É apenas uma estatística. Se você vai escrever sobre morte, você deve sentir isto.”

Leia mais!

publicidade

“Game of Thrones”, série da HBO baseada na série de livros de Martin “As Crônicas de Gelo e Fogo”, teve oito temporadas entre 2011 e 2019. Já “House of the Dragon” é um prelúdio da série, e se passa cerca de 200 anos antes dos eventos da série principal.

Falando sobre a violência de “Game of Thrones”, o showrunner Miguel Sapochnik comentou sobre como “House of the Dragon” terá uma abordagem diferente neste sentido. “Você não pode ignorar a violência que foi cometida contra mulheres por homens naquela época”, disse Sapochnik. “Isto não deve ser minimizado e não deve ser glorificado.”

As oito temporadas de “Game of Thrones” estão disponíveis na HBO Max. O primeiro episódio de “House of the Dragon” também já está disponível na plataforma, enquanto os demais episódios chegarão aos domingos, na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!