Em declaração, o Google afirmou que, só em 2022, retirou mais de 2 mil aplicativos de sua Play Store na Índia, que oferecem empréstimo pessoal. Agora, sua equipe está trabalhando para fazer algumas mudanças na política interna num momento em que o banco central local aumenta cada vez mais práticas predatórias.

O diretor sênior e chefe de confiança e segurança do Google Asia-Pacifico, Saikat Mitra, disse em um evento em Nova Delhi, nesta quinta-feira (25), que esses aplicativos de empréstimo pessoal estavam focados em usuários indianos e que ele derrubou os apps logo depois de consultar as agências de lei local.

publicidade

Leia mais:

O Google e várias outras empresas têm se movimentado constantemente para tirar de circulação aplicativos de empréstimos predatórios na Índia. Em alguns casos, essas plataformas estavam cobrando taxas fora do comum aos clientes, e deixaram os limites éticos de lado quando se trata das cobranças.

publicidade

As autoridades locais da Índia alertaram que algumas empresas estão usando o negócio de empréstimos para lavar dinheiro para empresas da China, o que é mais um motivo para o Google fazer algumas mudanças na política interna para construir salvaguardas mais abrangentes.

Podem comemorar o cronômetro do Google voltou!
Imagem: Proxima Studio/Shutterstock

O Google investigou milhares de aplicativos de empréstimos pessoais na Índia no início de 2021 e determinou que os mesmos fornecessem aos clientes no mínimo 60 dias para realizar o pagamento.

publicidade

O Reserve Bank of India fez diversos movimentos nos últimos trimestres para acabar com esse comportamento das empresas de empréstimo e das fintech startups.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!