Veja o foguete da Artemis 1 visto do espaço em foto impressionante

Lucas Soares26/08/2022 13h40
Artemis 1 vista do espaço
imagem: imagem de satélite ©2022 Maxar Technologies
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A missão Artemis 1 ainda não decolou, mas já temos fotos do foguete visto do espaço. Como isso é possível? Utilizando um satélite. O WorldView-3, da Maxar Technologies, registrou o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e a cápsula Órion posicionados na plataforma de lançamento na última quinta-feira (25).

“Nossa primeira imagem foi coletada mais diretamente olhando para baixo da órbita do satélite em direção ao KSC”, escreveram representantes da Maxar em um e-mail descrevendo as fotos no dia do registro.

“A segunda imagem (que chamamos de coleção fora do nadir) foi coletada enquanto o satélite estava ao sul de Cuba (cerca de 1.125 quilômetros a sudoeste do KSC) e estava olhando para trás em um ângulo íngreme para a plataforma de lançamento”, completa ainda.

Artemis 1 vista do espaço
imagem: imagem de satélite ©2022 Maxar Technologies
imagem: imagem de satélite ©2022 Maxar Technologies

Missão Artemis 1 vai decolar em breve

Se tudo ocorrer como previsto, na manhã da próxima segunda-feira (29), a NASA deve decolar com o SLS e a cápsula Orion rumo à Lua. A missão não possui tripulação e é a primeira parte do grande programa da agência para restabelecer a presença humana no satélite natural da Terra.

Leia mais:

A primeira missão do programa vai durar 42 dias e vai ser a primeira decolagem do foguete mais poderoso já construído pela NASA. Depois disso, as próximas etapas incluem a Artemis 2, em 2024, que deve fazer o mesmo trajeto da 1, mas com astronautas, e finalmente a Artemis 3, em 2025 ou 2026, que vai pousar astronautas na Lua.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.