O Google está preparando uma novidade que pode transformar a maneira como usamos aplicativos. Um novo kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) preparado pela empresa permitirá que desenvolvedores criem experiências de uso de apps que podem ser compartilhadas entre diversos usuários.

Em resumo, a funcionalidade permitirá que múltiplos usuários, em diferentes dispositivos, consigam usar um mesmo aplicativo.

publicidade

De acordo com o kit de desenvolvimento de software, a novidade inclui a possibilidade de descobrir dispositivos próprios, estabelecer conexão entre eles, e oferecer uma experiência de uso do app entre todos esses diferentes aparelhos.

Isso facilitaria, por exemplo, um pedido conjunto em serviço de delivery. Em vez de apenas um usuário selecionar os pratos de um restaurante para um grupo de pessoas, cada usuário poderia usar seu próprio aparelho para esse pedido conjunto. Outra possibilidade é a de criar uma lista de reprodução de música ou vídeo durante uma festa em que cada pessoa usaria o próprio celular para isso.

publicidade
Google Nearby Share
Novo recurso pode permitir que um único app seja controlado por diversos aparelhos. Imagem: Reprodução/Google

A novidade tem potencial para transformar a maneira como usamos aplicativos, sendo útil até mesmo para começar a ler um artigo pelo celular e retomar exatamente de onde parou depois no tablet.

Por enquanto, o novo SDK está em fase de testes para desenvolvedores, sendo restrito a celulares e tablets com Android. Mas o Google planeja expandir a funcionalidade para outros dispositivos e sistemas operacionais, incluindo Windows e iOS.

publicidade

Android 13 já está disponível

O Google anunciou o lançamento mundial do Android 13, inicialmente apenas para dispositivos das linhas Pixel. Com novos recursos de personalização e privacidade, além de uma maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks também entram na lista de agraciados.

O Google liberou o Android 13 um pouco mais cedo que nas gerações passadas Android 11 e 12. Apesar de até agora de ser exclusivo das linhas Pixel, o Android 13 chegará ainda neste ano em outros dispositivos, como celulares e tablets da Samsung, Asus, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.

publicidade

Leia mais sobre a nova versão do sistema operacional aqui.

Imagem: Arthur Shevtsov/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!