O Facebook divulgou nesta terça-feira (30) que a partir do dia 28 de outubro deixará os jogos, transmissões e grupos da plataforma Facebook Gaming apenas em uma seção no aplicativo principal. Ou seja, o app separado será encerrado.

“Queremos estender nossos sinceros agradecimento a todos vocês por tudo que fizeram para construir uma comunidade próspera para fãs e jogadores desde o lançamento do aplicativo”, afirmou a equipe do Facebook Gaming, em mensagem para a comunidade do app. “Este realmente foi um esforço liderado pela comunidade para trazer novos recursos de games para o Facebook”, complementa o comunicado.

publicidade

Leia mais:

Por outro lado, o Facebook enfatiza que ainda buscará completar seu principal objetivo: a missão de conectar os jogadores, criadores de conteúdo e fãs de games. O que indica novas mudanças em relação aos jogos na plataforma.

publicidade

“Sabemos como os jogos são importantes para nossa comunidade e continuamos comprometidos em conectar as pessoas com o conteúdo que elas amam. O aplicativo independente do Facebook Gaming tem sido um ambiente incrível para nossa equipe testar e iterar uma ampla variedade de recursos e produtos específicos para jogos, e muitos desses recursos estão disponíveis no aplicativo principal do Facebook. Continuaremos a apoiar nossas comunidades de jogos, desenvolvedores e criadores no aplicativo principal do Facebook, onde centenas de milhões de pessoas jogam, assistem a vídeos e se conectam em Grupos sobre jogos todos os meses”, disse o porta-voz da Meta.

Lançado originalmente em 2020, o Facebook Gaming foi criado para disputar espaço com a Twitch e o Youtube, principais concorrentes como plataformas de streaming de jogos. No entanto, o aplicativo não teve vida fácil desde os seus primeiros passos, ao ter conflitos com a Apple e a loja da App Store, além de outras regras que comprometeram a expansão da ferramenta de transmissão ao vivo de games.

publicidade
Imagem: Reprodução/Facebook

Adicionalmente, o Facebook Gaming demonstrava uma queda considerável na audiência nos últimos meses, segundo dados levantados pela Streamlabs. O recurso teve um declínio de 51% nas horas assistidas ano a ano e representava somente 7,9% de participação no mercado de streaming.

Apesar do encerramento do app separado do Facebook Gaming, a Meta está experimentando novas formas de desenvolver uma plataforma de transmissão ao vivo com recursos semelhantes da Twitch. Além disso, a empresa procura testar novas ferramentas para os usuários, como o lançamento de um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!