Extensão falsa no Chrome está enganando usuários espalhando malware e spam

A extensão maliciosa “Internet Download Manager” está disponível no Chrome Web Store desde junho de 2019 e já foi baixada por mais de 200.000 usuários. O adware é capaz de abrir links de sites com spam, alterar configurações de pesquisa e abrir pop-ups para download de outros softwares.
Por William Schendes, editado por André Lucena 30/08/2022 23h59
shutterstock_2117717306
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A extensão maliciosa “Internet Download Manager” está disponível no Chrome Web Store desde junho de 2019 e já foi baixada por mais de 200.000 usuários. O adware é capaz de abrir links de sites com spam, alterar configurações de pesquisa e abrir pop-ups para download de outros softwares.

De acordo com o Bleeping Computer, existe um programa legítimo chamado Internet Download Manager, da empresa Tonec. A extensão está listada no Firefox e Google Chrome como “IDM Integration Module”, ou “Módulo de Integração IDM”, o software tem a descrição com objetivo de gerenciar downloads. 

Leia mais:

Já a extensão Internet Download Manager com software malicioso é da empresa Productivity e promete aumentar  “sua velocidade de download em até 500%, tornando-o um super software para baixar jogos, filmes, músicas , e arquivos grandes em minutos.”, diz a descrição do adware. 

A extensão falsificada desenvolvida pela Productivity. (Imagem: Reprodução/ Bleeping Computer)

Após baixar a extensão maliciosa é solicitado vários pedidos para downloads de outros programas como um arquivo executável do site puupnewsapp (idman638build25.exe) e um arquivo ZIP de “patch do Windows”.

As análises do Bleeping Computer mostraram que o arquivo executável parece ser uma versão autêntica do  Internet Download Manager/ IDM Integration Module da Tonec. Já o arquivo “windows.zip” contém um código JavaScript que ajusta configurações de registro do Chrome e Firefox.

Após a instalação da extensão falsa o mecanismo de pesquisa padrão do navegador foi alterado para smartwebfinder.com e constantes notificações pop-up apareciam no navegador para que o usuário instale complementos e redireciona para sites terceiros.

Sobre a extensão falsificada ser descoberta, a Tonec disse ao BleepingComputer que “esta é uma extensão falsa e deve ser evitada. Além disso, pode conter spyware e adware”.

Com informações de Bleeping Computer

Imagem: Tapati Rinchumrus/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.