Grupo hacker da Rússia diz ter atacado sistemas do governo brasileiro

Na tarde dessa terça-feira (30) a conta no Twitter, DarkTracer que faz atualizações e reporta sobre ataques cibernéticos alertou para um ataque do grupo Everest ransomware que anunciou que o “GOV Brazil” está na sua lista de vítimas.
Por William Schendes, editado por André Lucena 30/08/2022 16h28, atualizada em 01/09/2022 17h29
shutterstock_1201705168
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na tarde dessa terça-feira (30), a conta DarkTracer no Twitter, que faz atualizações e reporta sobre ataques cibernéticos, alertou para um ataque do grupo Everest ransomware que anunciou que o “GOV Brazil” está na sua lista de vítimas.

No site do grupo de ransomware, a Everest coloca à venda o acesso à rede do governo brasileiro com mais de 3 TB de dados. 

Leia mais:

“Está a venda acesso à rede Gov Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, contate :[email protected]”, diz o site do grupo de ransomware.

O grupo russo tem uma ampla lista de vítimas incluindo empresas e governos ao redor do mundo e ameaça vender o acesso a redes e dados das instituições como uma forma de extorsão. 

O Olhar Digital entrou em contato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) , que afirmou: “os sistemas desenvolvidos e mantidos pela empresa seguem em plena operação e, nesse momento, não há indícios de crime cibernético em nossas bases de dados”.

O Serpro, principal provedor de soluções tecnológicas para o Brasil, é responsável por administrar o maior banco de dados do país com informações de todos os cidadãos brasileiros.

O Gabinete de Segurança Insitucional se posicionou sobre o caso dizendo que “até o momento, não há registro e informação oficial”.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Especial de Comunicação Social para um posicionamento sobre a possível invasão aos sistemas governamentais, mas até o momento não houve retorno.

Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Via: DarkTracer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.