Na tarde dessa terça-feira (30), a conta DarkTracer no Twitter, que faz atualizações e reporta sobre ataques cibernéticos, alertou para um ataque do grupo Everest ransomware que anunciou que o “GOV Brazil” está na sua lista de vítimas.

No site do grupo de ransomware, a Everest coloca à venda o acesso à rede do governo brasileiro com mais de 3 TB de dados. 

publicidade

Leia mais:

“Está a venda acesso à rede Gov Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, contate :[email protected]”, diz o site do grupo de ransomware.

publicidade

O grupo russo tem uma ampla lista de vítimas incluindo empresas e governos ao redor do mundo e ameaça vender o acesso a redes e dados das instituições como uma forma de extorsão. 

O Olhar Digital entrou em contato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) , que afirmou: “os sistemas desenvolvidos e mantidos pela empresa seguem em plena operação e, nesse momento, não há indícios de crime cibernético em nossas bases de dados”.

publicidade

O Serpro, principal provedor de soluções tecnológicas para o Brasil, é responsável por administrar o maior banco de dados do país com informações de todos os cidadãos brasileiros.

O Gabinete de Segurança Insitucional se posicionou sobre o caso dizendo que “até o momento, não há registro e informação oficial”.

publicidade

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Especial de Comunicação Social para um posicionamento sobre a possível invasão aos sistemas governamentais, mas até o momento não houve retorno.

Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Via: DarkTracer

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!