As histórias de ficção científica já exploraram o Universo de diversas formas, seja com cenários apocalípticos, buracos negros, viagens estelares ou tudo isso junto. Um exemplo desta exploração está no conto de Liu Cixin, “The Wandering Earth”, em que a Terra é expulsa do Sistema Solar. Mas será que existe a possibilidade de a Terra realmente deixar o Sistema Solar?

Ao ser questionado sobre essa possibilidade, o engenheiro aeroespacial e professor de engenharia de sistemas espaciais na Universidade de Glasgow no Reino Unido, Matteo Ceriotti, disse que este cenário “é muito improvável”, porém, ele ressaltou o uso do termo “improvável”, que não significa o mesmo que “impossível”.

publicidade

Leia mais:

Ceriotti sugeriu uma forma dessa situação teoricamente acontecer: caso um enorme objeto interestelar entrasse no Sistema Solar e passasse perto da Terra, ele poderia sim afastar o planeta de sua órbita original. A partir desse encontro, se o corpo celeste fosse suficientemente rápido, massivo e próximo, provavelmente nosso planeta seria expelido do Sistema Solar.

publicidade

O professor de física e astronomia na Universidade de Cardiff, no Reino Unido, Timothy Davis, também concordou que existe a possibilidade de a Terra ser expulsa do Sistema Solar. Ele, inclusive, formulou a própria hipótese sobre como isto poderia acontecer.

No cenário proposto por Davis, o Sol seria o protagonista. Ele declarou à Live Science que se ocorresse um encontro entre o Sol e uma outra estrela, as interações gravitacionais destes corpos poderiam perturbar as órbitas dos planetas do Sistema Solar e isso geraria a expulsão da Terra. Felizmente, o físico disse que, embora este cenário seja viável, dificilmente ele acontecerá – pelo menos, num futuro previsível -, já que esse tipo de encontro estelar é bastante raro.

publicidade

E ao considerar a atuação humana? Seria possível congregar forças internas com a finalidade de retirar a Terra do Sistema Solar?

Mais uma vez, essa situação parece improvável, de acordo com Davis, pois a energia necessária para remover a Terra de sua órbita equivale a mil trilhões de megabombas nucleares explodindo ao mesmo tempo.

publicidade

O que aconteceria com os seres humanos, com a expulsão da Terra?

Nesse momento, paira a dúvida: o que aconteceria com os seres humanos, diante de uma possível expulsão? Ceriotti disse que, caso isso se concretizasse muita – ou toda – a vida do planeta seria dizimada, pois a Terra voaria para o espaço interestelar até ser capturada ou engolida por outra estrela ou por um buraco negro.

Além disso, Davis afirma que haveria a perda da atmosfera, responsável pela manutenção do clima global. Logo, sem atmosfera e longe do Sol, a Terra simplesmente congelaria. A única fonte natural de calor restante seria o decaimento dos elementos radioativos na crosta terrestre remanescentes da formação do Sistema Solar.

Via: pplware

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!