USB 4 de segunda geração é anunciado e promete o dobro da velocidade

O novo USB 4 de segunda geração consegue transmitir dados em uma velocidade maior que muito SSD rápido do mercado
Por André Fogaça, editado por André Lucena 02/09/2022 16h22, atualizada em 02/09/2022 18h24
Cabo USB-C (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Cabo USB-C (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O USB é claramente o tipo de cabo mais popular do planeta, mas ele vive em constante evolução e a versão mais nova, chamada de USB 4 de segunda geração, promete bastante. Proposta pela USB Promoter Group, entidade responsável por este padrão, a nova tecnologia será capaz de alcançar velocidade de até 80 Gb/s.

A velocidade deste cabo consegue ser muito superior ao que muitos SSDs alcançam dentro do próprio computador, limitando a quantidade de dados por conta do barramento escolhido pela fabricante na placa. Voltando para o USB 4 de segunda geração, este novo tipo de cabo poderá ser até duas vezes mais veloz, quando comparado com a tecnologia utilizada neste momento – ainda mais rápido que o já bem veloz Thunderbolt 4 da Intel.

Leia também

Os dados técnicos para os cabos compatíveis com os 80 Gb/s do USB 4 de segunda geração ainda não foram divulgados, mas a USB Promoter Group diz que o usuário poderá utilizar os mesmos conectores USB-C para tirar proveito da nova tecnologia. Tudo vai depender do modelo escolhido e, principalmente, se ele é do tipo ativo.

Cabo USB 4 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Cabo USB 4 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Cabos USB antigos podem ser usados

Cabo do tipo ativo utiliza um pequeno circuito eletrônico (ou dois, sendo um em cada ponta) para organizar os dados que trafegam logo abaixo. A promessa é que este componente extra pode ser capaz de duplicar a velocidade de transmissão, mas eu sinceramente duvido que isso aconteça – seja pelo lado técnico, ou pelo marketing que vai querer vender cabo novo e mais caro.

Além de melhorias consideráveis para a velocidade de transmissão de dados, a entidade também garante aprimoramentos nos usos secundários para o USB 4 de segunda geração, como envio de vídeo por DisplayPort e servir de ponte para periféricos via PCI Express. Quem tem conexões USB 3.2 também deve encontrar pontos positivos, já que a promessa da USB Promoter Group é de entregar mais de 20 Gb/s nestes casos.

Assim como todos os outros cabos USB, o novo USB 4 de segunda geração será compatível com as versões anteriores, indo até a primeira lançada. O único ponto que precisa ser levado em conta é o tipo do conector e ele pode vir em diversos formatos, como USB-C, USB-A, micro USB e por aí vai.

Via: USB Promoter Group.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.