“Marte Um” representará o Brasil no Oscar; saiba mais

Ana Luiza Figueiredo05/09/2022 11h59, atualizada em 05/09/2022 12h14
marte um oscar
Imagem: Embaúba Filmes
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O filme “Marte Um” foi o escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.

A informação foi revelada pelo professor e crítico de cinema Waldemar Dalenogare em sua conta no Twitter. A escolha foi feita em reunião online da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na manhã desta segunda-feira (5), e “Marte Um” foi o escolhido de uma lista que continha outros cinco filmes pré-selecionados.

Dalenogare ainda destacou que esta foi a primeira vez que o Brasil utilizou um novo modelo de comissão para a seleção do filme representante do país no Oscar, com pré-lista e envio antecipado do filme selecionado.

Os outros pré-selecionados incluíam “A Mãe”, de Christiano Burlan, “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, “Carvão” de Carolina Markowicz, “Paloma”, de Marcelo Gomes, e “Pacificado”, de Paxton Winters.

“Marte Um” tem direção e roteiro de Gabriel Martins. O filme estreou no Festival Sundance de Cinema em janeiro deste ano, e acompanha uma família mineira, composta por um elenco em sua maioria desconhecido do grande público.

Após a inscrição dos filmes escolhidos por cada país, que vai até 15 de novembro, a Academia do Oscar anunciará uma lista prévia dos finalistas no dia 21 de dezembro. Depois disso, o anúncio dos indicados acontece em 24 de janeiro de 2023 e, se “Marte Um” conseguir a indicação ao Oscar, disputará o prêmio no dia 12 de março.

A categoria de Melhor Filme Internacional anteriormente era chamada de Melhor Filme Estrangeiro, e mudou de nome a partir do Oscar 2020. O Brasil não tem um finalista na categoria desde 1999, com “Central do Brasil”.

Leia mais:

Sinopse de “Marte Um”: “Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.