Em pouco menos de dois anos de seu lançamento, o PS5 está em seu terceiro modelo. As mudanças da nova edição inclui uma alteração completa em seu design interior, inclusive com a troca de alguns componentes internos, como a placa-mãe – mais nova e menor que a anterior -, o sistema de refrigeração e o gabinete do SSD. A novidade mais interessante, porém, é a adição da resolução 1440p no console.

Resolução 1440p

publicidade

A resolução 1440p no PS5 era algo já esperado, com testes sendo executados desde julho. Com a atualização do software, todos os usuários terão acesso a novidade.

Para utilizar o 1440p, contudo, a TV ou monitor precisam ser compatíveis com a resolução, além da necessidade do jogo suportar totalmente o 1440p. Caso o game suporte, ele será reproduzido 100% na resolução nova. A única desvantagem é que a taxa de atualização variável (VRR) não será suportada em 1440p e funcionará apenas em 1080p e 4K no PS5.

publicidade

Mudança na placa-mãe

Agora, sobre as alterações de componentes internos (descobertas pelo youtuber Austin Evans), a principal mudança foi a troca da placa-mãe utilizada no PS5. A nova peça é cerca de cinco centímetros menor e interferiu na perda de peso do console.

publicidade

Com o novo design de placa-mãe inserido, a Sony precisou mudar outros componentes e a bateria CMOS foi uma delas. A nova bateria, agora, fica totalmente escondida sob o dissipador de calor. Caso o usuário queira trocá-lo, precisará desmontar o console por inteiro.

Vale lembrar que as mudanças nos hardwares do PS5 ocorrem logo após a Sony anunciar que seu engenheiro chefe, Masuyasu Ito, está se aposentando.

publicidade

Novo sistema de resfriamento

Encontrar uma solução para o resfriamento de consoles, computadores e notebooks é uma das funções mais complicadas na criação e montagem destes aparelhos. Com o PS5, não é diferente. Os engenheiros da Sony sempre buscam a melhor maneira para evitar o calor nos hardwares.

Em 2021, a empresa desenvolveu um novo modelo de dissipador de calor, menor e mais funcional, que se uniu a um tubo de calor adicional que foi inserido na traseira do console, melhorando o resfriamento do videogame.

O modelo novo de dissipador, unido a placa-mãe, tornou o PS5 um quilo mais leve.

ps5
Novo modelo de dissipador de calor (1200) do PS5. Reprodução: Canal de Austin Evans no YouTube

Gabinete de SSD

O novo modelo do PS5 também trouxe um novo gabinete de SSD. O atual agora tem metal exposto ao seu redor, diferente dos modelos antigos com PCB em todo seu comprimento. A Sony não explicou o motivo da alteração, mas para Evans, a mudança pode ajudar no resfriamento do console.

Leia mais:

Ainda segundo o youtuber, esse novo modelo consome aproximadamente de 20 a 30 watts a menos durante os jogos. “A Sony encolheu quase tudo, incluindo a placa-mãe e a embalagem interna para torná-la mais leve e quase certamente mais barata (para eles)”, escreveu Evans em seu Twitter.

“PS5”: Nova coleção Gray Camouflage chega em breve

A Sony anunciou na última terça-feira (6) que o PlayStation 5 terá um novo estilo de coleção de acessórios. A linha se chamará Gray Camouflage e apresenta o conjunto de recursos do PS5 com um visual cinza camuflado.

Para saber como ficou o novo design, acesse a matéria do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!