Escrever bons prompts (ou frases) é uma arte, além de algo fundamental para criar belas imagens com inteligência artificial em apps como DALL·E 2, Midjourney, Stable Diffusion e GPT-3. 

A PromptBase é uma empresa que vende prompts para criação de imagens. Assim, além das empresas que ganham com a venda de créditos, agora também é possível aos artistas ganharem algo com a venda de suas ideias.

Como funciona o marketplace de prompts para inteligência artificial

PromptBase vende prompts para criação de diferentes imagens com inteligência artificial
PromptBase vende prompts para criação de diferentes imagens com inteligência artificial / Divulgação: PromptBase

É claro que com o tempo (e muitos créditos), qualquer um pode aprender a criar bons prompts, mas, e se a pessoa não tem tempo ou paciência para isso? Pois é, já existe uma solução, o PromptBase, um serviço que vende diferentes prompts, que podem ser usados pelos usuários para gerar imagens de boa qualidade com essas ferramentas. 

Alguns exemplos de prompts vendidos pelo PromptBase
Alguns exemplos de prompts vendidos pelo PromptBase / Divulgação: PromptBase

O interessante é que esse site é aberto para qualquer pessoa comprar ou vender os seus prompts. Os preços começam a partir de US$ 1,99, valor que inclui uma comissão de 20% para o PromptBase. Assim, cada criador ganha 80% de tudo que for arrecadado com o seu prompt. 

publicidade

Quem vende suas buscas para criação de imagens é chamado pelo PromptBase de “engenheiro de prompts”, ou “Prompt Engineer”. Os prompts podem ser editados depois, ou até removidos do sistema se o seu criador assim decidir. 

Um exemplo é o uso do adjetivo very ou muito, no DALL-E 2. Ao incluir ele em um prompt, mesmo repetido, ele vai melhorando os resultados cada vez mais, confira no fio acima publicado no Twitter.

PromptBase ainda não faz pagamentos no Brasil 

Mais exemplos de prompts para apps de inteligência artificial vendidos pelo PromptBase
Mais exemplos de prompts para apps de inteligência artificial vendidos pelo PromptBase / Divulgação: PromptBase

Para os artistas brasileiros interessados em comercializar os seus prompts de inteligência artificial, uma má notícia. Infelizmente o sistema de pagamentos feito pelo serviço Stripe ainda não está funcionando no Brasil e em outros quatro países. Mas, a empresa diz que está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Além disso, a PromptBase promete divulgar no seu perfil no Twitter quando estiver tudo certo com os pagamentos. 

Leia mais:

Para perguntar qual a previsão para o serviço funcionar para criadores no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com Ben Stokes, fundador do PromptBase. Até o momento da publicação deste post, ainda não tivemos uma resposta. 

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!