O Banco de Compensações Internacionais (BIS) anunciou que está testando o novo modelo que promete integrar pagamentos instantâneos de 60 países que já possuem um sistema de pagamento similar ao Pix no Brasil.

O modelo é chamado de “Nexus” e, segundo o BIS, o projeto passou da fase de design para a fase de testes, que atualmente está concentrada em integrar pagamentos da Malásia, Cingapura e Zona do Euro através do Banco da Itália.

“O BIS Innovation Hub trabalhará com a Autoridade Monetária de Cingapura, Banco da Itália, Banco Central da Malásia, BCS em Cingapura e PayNet na Malásia, a fim de conectar os sistemas de pagamento de Cingapura, Malásia e área do euro em uma prova de conceito experimental”, diz a BIS em comunicado.

Leia mais:

publicidade
pix
Imagem: ADVTP/Shutterstock

De acordo com o site do BIS, o Nexus visa padronizar a maneira como os sistemas de diferentes países se conectam. Dessa forma, o novo “PIX internacional” permitirá com que um determinado sistema de pagamento crie uma conexão direta com a plataforma Nexus, ao invés de criar uma conexão personalizada com diferentes sistemas de pagamentos usados por países. 

“O Nexus padroniza a maneira como esses sistemas se conectam” descreve o site.

EUA, Colômbia e Canadá aderem ao Pix

Em setembro os Estados Unidos começam a testar o FedNow, um sistema de pagamento instantâneo semelhante ao Pix. Enquanto isso, outros países como Colômbia e Canadá pretendem aderir a sistemas semelhantes ao brasileiro.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o modelo de “Pix internacional” deve começar a ser implantado pela América Latina, citando o interesse da Colômbia em aplicar um sistema semelhante.

“Estamos fazendo uma parte internacional do Pix. Eu tenho conversado bastante com o banqueiro central da Colômbia. Ele me diz que querem fazer igual”, disse Campos que também mencionou o interesse do Canadá sobre o sistema de pagamentos instantâneos.

Com informações de CNN e BIS

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!