Novos recursos de segurança e privacidade estão disponíveis no iOS 16

O iOS 16, mais recente atualização do sistema operacional da Apple foi disponibilizado nesta segunda (12), e traz novos recursos para melhorar a segurança e privacidade dos usuários. 
Por William Schendes, editado por Eduardo Nuvens 13/09/2022 14h56, atualizada em 28/10/2022 20h18
shutterstock_2178814293
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O iOS 16, mais recente atualização do sistema operacional da Apple foi disponibilizado nesta segunda (12) logo após o lançamento do novo iPhone 14 e traz mudanças no design, personalização, melhorias no desfoque de fundo e tradução (Live Text), entre outras. Além dessas novidades, o IOS 16, mesmo não chegando completo para todo mundo traz novos recursos para melhorar a segurança e privacidade dos usuários. 

Modo de bloqueio

Modo de bloqueio. (Imagem: Reprodução/ Apple)

O Modo de bloqueio, ou “Lockdown mode”, é um modo opcional que limita o acesso aos aplicativos de navegação, telefonia, mensagens e perfis de configuração. De acordo com a Apple o modo é destinado a um pequeno grupo de usuários que podem ser alvos de ataques e ameaças digitais. Confira abaixo as novidades sobre as proteções do Modo de Bloqueio:

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, estão desabilitados.
  • Navegação na Web: Certas tecnologias complexas da Web, como compilação JavaScript just-in-time (JIT), são desabilitadas, a menos que o usuário exclua um site confiável do Modo de Bloqueio.
  • Serviços da Apple: os convites recebidos e solicitações de serviço, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o usuário não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador.
  • As conexões com fio com um computador ou acessório são bloqueadas quando o iPhone está bloqueado.
  • Os perfis de configuração não podem ser instalados e o dispositivo não pode se registrar no gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), enquanto o modo de bloqueio estiver ativado.

Verificação de segurança

A Verificação de segurança, ou “Safety Check” é destinada a proteger os usuários contra possíveis casos de violência doméstica ou abuso de parceiros. O recurso remove rapidamente o acesso concedido anteriormente a outras pessoas e conta com uma redefinição de emergência para que o usuário saia das contas iCloud e redefina as permissões de privacidade.

“Pode ser útil para usuários cuja segurança pessoal está em risco devido à violência doméstica ou por parceiros íntimos, removendo rapidamente todo o acesso concedido a outras pessoas. Ele inclui uma redefinição de emergência que ajuda os usuários a sair facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos”, diz a Apple.

Resposta rápida de segurança

A Resposta Rápida de segurança, ou “Security Responses & System Files”, é uma opção de configuração que caso esteja ativa em um dispositivo iOS 16 fará as atualizações de segurança assim que elas forem disponibilizadas. Com isso, elas serão instaladas sem a necessidade de uma atualização completa do dispositivo. 

Chaves de acesso

 As chaves de acesso utilizam o Face ID e Touch ID para autenticar o acesso dos usuários em sites e aplicativos, sem precisar digitar senhas para entrar em aplicativos bancários, por exemplo.

Esse não é um dos recursos mais indicados, afinal o Face ID já apresentou algumas falha. Ao pesquisar na internet você poderá encontrar alguns casos em que a segurança de Iphones foi burlada pelo uso do Face ID. Por outro lado, o recurso pode servir para usuários que perderam ou tiveram suas senhas roubadas. 

Vai depender de usuário para usuário, alguns se sentem mais seguros usando a tradicional senha por PIN, enquanto outros já se acostumaram com a verificação biométrica.

Pasteboard

O Pasteboard é um recurso de segurança para proteger os itens copiados da área de transferência nos iPhones.

Caso esse recurso esteja ativo “os aplicativos precisam de sua permissão antes de acessar a área de trabalho para colar conteúdo de outro aplicativo”, informa a Apple.

Essa opção ajuda a evitar que outros – além do proprietário do dispositivo – tenham acesso aos conteúdos copiados para a área de transferência que podem contar dados extremamente pessoais como números de documentos e cartões de crédito.

Via TechCrunch e Bleeping Computer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Editor(a) chefe

Head de Business Intelligence do Olhar Digital